Com o retorno inesperado de Caio Henrique para o Atlético de Madrid na tarde de ontem (29), o Grêmio ganhou uma nova opção para a reserva imediata na lateral-esquerda: Guilherme Guedes. Cria da base tricolor, o jovem, que completou 21 anos ainda esse mês, é pouco conhecido pela maioria da torcida gremista, mas, apesar da pouca idade, já tem bastante experiência como jogador e possui um diferencial: pode jogar também no meio-campo.
Guedes, como é mais conhecido, já fez seis jogos pela equipe profissional do Grêmio. Dentre os campeonatos já disputados pelo atleta estão: Gauchão, Campeonato Brasileiro (séries A, B e aspirantes) e Recopa Gaúcha, além de diversos amistosos pelas seleções brasileira e gaúcha de base.
Canhoto, o lateral iniciou o ano de 2020 sendo o destaque da Seleção Gaúcha Sub-23 em dois amistosos contra os atletas olímpicos do Uruguai, em Montevidéu. Na ocasião, ele jogou como segundo volante e demonstrou grande habilidade de marcação. Dias depois, foi titular pelo Grêmio contra o Pelotas, em partida válida pela Recopa Gaúcha. Ainda contra a equipe da Boca do Lobo, mas dessa vez em jogo do Gauchão, o jovem foi utilizado por Renato.
Sendo versátil, Guedes é a nova segunda opção para jogar pela lateral esquerda tricolor. Com a saída de Caio Henrique, Cortez naturalmente aparecerá entre os titulares quando os jogos voltarem, possivelmente em agosto. Mesmo com a volta aos treinos de Marcelo Oliveira, fora dos gramados por mais de um ano, o garoto tende a ter mais oportunidades com a camisa gremista e a sair de seu revezamento entre elenco principal, grupo de transição e sub-20.
CONHEÇA A TRAGETÓRIA DE GUILHERME GUEDES
O jogador chegou ao Grêmio em 2009 e fez toda sua formação de base no clube. Defendendo as cores do time gaúcho, o lateral-esquerdo conquistou, em 2014 e 2015, o Gauchão Sub-15 e Sub-17, respectivamente, ao lado de nomes conhecidos pelos torcedores, como Jean Pyerre, Darlan e Patrick.
Natural de Porto Alegre, o atleta também teve passagens pela seleção brasileira de base (sub-18 e sub-20), tendo defendido a camisa da amarelinha em diversas oportunidades entre os anos de 2016, 2017 e 2018. Durante esse período, Guedes teve a oportunidade de treinar com os jogadores da seleção principal no CT Luiz Carvalho, quando o Brasil veio à Porto Alegre para amistoso diante do Equador.
O técnico Renato Portaluppi subiu o atleta para o profissional no ínicio da temporada 2018. Na ocasião, o Grêmio usou a equipe de transição para os primeiros jogos do Gauchão. Guilherme Guedes estreiou pela equipe principal em partida diante do São Luiz, de Ijuí, no dia 17 de janeiro. Pela competição naquela temporada, o canhoto foi utilizado em três oportunidades.
Naquele mesmo ano, ele também estreou no Campeonato Brasileiro, em jogo fora de casa contra a Chapecoense. Foi titular na ocasião e o placar final foi um empate em 1×1.
Entre os anos de 2017, 2018 e 2019, o lateral disputou o Campeonato Brasileiro de Aspirantes pelo tricolor. Foi disputando a competição sub-23 que o jogador marcou seu último gol, em cobrança de falta na vitória gremista por 4×1 diante da Ponte Preta, de Campinas (SP). A partida ocorreu em julho de 2019.
Ainda no mesmo mês, mas dias depois, Guedes foi emprestado para a mesma Ponte Preta, com o intuito de adquirir experiência na Série B. Disputando a segunda divisão pelo clube paulista, o gaúcho participou de 12 jogos e ficou 909 minutos em campo
Pela macaca, brigou pelo acesso à Série A até as últimas rodadas. A equipe do então técnico Gilson Kleina terminou a competição na quinta posição.
Ao final de seu contrato de empréstimo com a Ponte, Guedes retornou ao Grêmio para a disputa da atual temporada. Sua maior vitrine seria o Campeonato Gaúcho, atualmente parado desde março devido à pandemia do coronavírus.
Guilherme Guedes tem contrato com o Grêmio até dezembro de 2023.
Parceiro de Kauã Basile, o atacante Felipe Rafael é destaque e artilheiro nas categorias de base do Santos em 2024…
No próximo dia 28 de dezembro, o atacante Pedrinho organizará um jogo festivo entre os times “Amigos do Pedrinho” e…
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…