Governo do RS nega liberação dos treinos da dupla Grenal

governo

A novela continua! Após o comunicado do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, anunciando a liberação dos treinos da dupla GreNal e do São José, o governo estadual afirmou que as cidades em alto risco não podem decidir por tais medidas. Todas as cidades classificadas em bandeira vermelha devem seguir o decreto do Estado, sem a possibilidade de atenuar as medidas restritivas definidas.

Desse modo, se for confirmado o status da capital gaúcha na terça-feira, as atividades esportivas serão proibidas. Reunião com o Conselho de Crise está prevista para discutir o tema.

No último sábado, o governo do Rio Grande do Sul atualizou as normas do distanciamento controlado em combate ao coronavírus. Porto Alegre está classificada com “bandeira vermelha”, ou seja, alto risco de contágio. A determinação considera principalmente o aumento da ocupação de leitos em UTI e o crescimento de 92% de óbitos na última semana.

Decreto na íntegra:

“O Decreto Estadual nº 55.240/2020, que regulamenta o Modelo de Distanciamento Controlado, autoriza que municípios localizados em regiões sob a bandeira amarela ou laranja, exclusivamente, possam estabelecer medidas segmentadas mais brandas que as definidas em âmbito estadual. Essas medidas versam, em específico, sobre o teto de operação e o modo de operação das atividades. Os protocolos obrigatórios seguem sendo aplicados na íntegra. 

Para adotarem medidas segmentadas distintas, além de estarem localizados em regiões com bandeira amarela ou laranja, os municípios devem encaminhar à Secretaria Estadual de Saúde (SES) um plano municipal de enfrentamento ao Coronavírus, com as medidas adotadas de proteção à saúde pública, devidamente embasadas em evidências científicas e observadas as peculiaridades locais. O documento deve ser enviado para o e-mail planomunicipal@saude.rs.gov.br.

No caso do município de Porto Alegre, o mesmo encontra-se em região que estará sob bandeira vermelha a partir da terça-feira, dia 23 de junho. Desta forma, o município não se enquadra na exceção prevista pelo Decreto nº 55.240/2020.

Portanto, pelo modelo do Distanciamento Controlado, a partir de terça-feira e Porto Alegre se confirmando sob a bandeira vermelha, as atividades esportivas estariam vedadas. Por isso, que o tema certamente será abordado na reunião do Comitê de Crise do governo do Estado marcada para esta segunda-feira, numa tentativa de superar a divergência”.

Crédito foto de capa: Ricardo Duarte

Luiz Felipe Scolari no comando do Athletico-PR As artilheiras das últimas 10 edições da Champions League Feminina NA MIRA DO TIMÃO! Os números da carreira de Michael Confira os detalhes do novo manto celeste do Cruzeiro