Grêmio estará virtualmente rebaixado em caso de derrota para o Bahia

PORTO ALEGRE, BRAZIL AUGUST 28: (L-R) Vitinho of Corinthians and Mathias Villasanti of Gremio react after the end of the match between Gremio and Corinthians as part of Brasileirao Series A 2021 at Arena do Gremio Stadium on August 28, 2021, in Porto Alegre, Brazil. (Photo by Silvio Avila/Getty Images)

Grêmio e Bahia se enfrentam nesta sexta-feira (26), na Arena Fonte Nova, às 19h. O confronto é direto pela permanência na Série A. Assim, somente a vitória interessa aos dois times.

Em contato com o GloboEsporte.com, o professor Gilcione Nonato, da UFMG, explicou que, em caso de derrota para o Bahia, a permanência do Grêmio na primeira divisão fica improvável. As chances de queda ultrapassarão os 97% se o Tricolor voltar com o resultado negativo da Bahia.

Além disso, o professor Gilcione ainda destacou que o empate também não é bom resultado para nenhum dos dois times: “O empate praticamente define o rebaixamento dos dois. Porque o Bahia e Grêmio ficam em situação de penúria, e o Juventude, se vencer o Bragantino, fica próximo de escapar. É resultado para Grêmio, Bahia e Juventude morrerem abraçados.”, alerta o professor.

No entanto, em caso de vitória do Grêmio, o clube gaúcho ultrapassaria o Bahia e poderia sair da zona de rebaixamento na próxima rodada. Assim, a chance de rebaixamento cairia para 66,8%. Dessa forma, o Tricolor poderia chegar a 48 pontos no Brasileirão.

Em caso de derrota, o Tricolor Gaúcho terá 90,7% de chance de rebaixamento. Um resultado negativo na Fonte Nova permite ao Grêmio alcançar no máximo 44 pontos no Campeonato Brasileiro; em caso de empate, a probabilidade de queda para a Série B fica em 90,7% e a pontuação máxima será de 46 pontos na competição.

Em 18° colocado com 36 pontos conquistados no Brasileirão, o Grêmio ainda terá, além do Bahia, mais três jogos para escapar do rebaixamento: Corinthians (fora), São Paulo e Atlético Mineiro (casa) na última rodada.

As maiores decepções no início dos estaduais 8 jogos imperdíveis para curtir neste fim de semana! Saiba tudo sobre o UFL, novo game de futebol rival de FIFA e PES Os jogadores mais valiosos do futebol brasileiro