Grêmio tenta nona final de Copa do Brasil

O Grêmio foi o primeiro campeão da primeira edição da Copa do Brasil, em 1989. Naquele ano, o tricolor não encontrou o São Paulo em nenhuma das fases. Pois o estado paulista só tinha como representantes o Corinthians e o Guarani. Hoje, pela primeira vez na história da competição, os dois times se enfrentam em uma semifinal. E o Grêmio, por sua vez, tenta chegar a sua nona final de Copa do Brasil. 

A alcunha de time copeiro que o Grêmio possui se deve, também, às oito vezes que chegou à decisão. Em 1989 o imortal começou a escrever sua história na competição. Na disputa com o Sport levou a melhor depois de empatar em 0 a 0 na Ilha do Retiro, no primeiro jogo. No segundo, por sua vez, venceu por 2 a 1, no estádio Olímpico. Gol de Assis, Cuca, hoje treinador do Santos e que tirou o imortal da Libertadores na semana passada. Mazzaropi fez para o Sport. 

Chegar à final e tentar o sexto título da competição é uma boa chance de salvar o ano. Contudo, mesmo que perca a taça que vale R$54 milhões, o Grêmio bate mais um recorde. Vai ser o time que mais vezes chegou à decisão. Superaria, portanto, o Cruzeiro que, embora seja o maior campeão com seis taças, chegou à final também oito vezes. Se isso acontecer, enfrentará o Palmeiras, que tenta o quarto título. Ou o América-MG, surpresa do campeonato e que busca o primeiro.

Contudo, se isso não acontecer, nem em títulos, nem em números de finais, as outras três equipes vão superar o Grêmio.

(Foto: GettyImages)