Grêmio garante vaga na Libertadores após bater o Fluminense

Foi uma longa pausa sacramentada pela derrota para o Sport em Recife. Passados 11 dias a equipe de Roger Machado retornou ao gramado visando garantir os 3 pontos e, definitivamente, a vaga para a Copa Libertadores da América. Do lado oposto, o Fluminense, distante do G4 e da zona de rebaixamento por quase a mesma pontuação, a equipe não tem mais grandes pretenções a não ser “agradar” seu torcedor mantendo uma sequência de vitórias até o final do campeonato para tentar melhorar o panorama de “pior time do returno”.

A torcida compareceu em número menor que o habitual. A chuva atrapalhou o espetáculo! Foram aproximadamente 15 mil Gremistas que prestigiaram a volta de Ramiro – após 7 meses afastado devido uma cirurgia no joelho. O Grêmio não contou com Maicon, lesionado, e com o zagueiro Erazo que defendeu a seleção do Equador nas eliminatórias da Copa do Mundo. Bressan, sondado,pelo Santos para a temporada de 2016, atuou como defensor. Walace e Luan jogaram pela Seleção Olímpica, mas retornaram prontos para defender o Imortal Tricolor. Por sorte! O atacante Luan foi o jogador que mais se destacou! Em uma partida “morna” o Grêmio teve boas chances mas só converteu no segundo tempo após gol do próprio Luan em cobrança de pênalti.

A vaga para a Libertadores, após esta vitória por 1 a 0, foi garantida pelo Imortal! O Grêmio ocupa a terceira posição do Brasileiro, com 62 pontos, na cola do Atlético Mineiro – que perdeu para o São Paulo no Morumbi. Já o Flu, que perdeu a primeira das 4 partidas contra os gaúchos – uma vitória para cada lado e dois empates – se mantém com 43 pontos.

O retorno de Fred, recuperado de lesão no joelho, foi o destaque do Fluminense. Entretanto o capitão foi substituído na segunda etapa pelo veterano Magno Alves após esquentar a cabeça com as provocações de Bressan.

No domingo – 22 de novembro – o Grêmio encara o maior rival em um clássico recheado de polêmicas envolvendo o Ministério Público e os torcedores do Imortal. O jogo será no Beira-Rio, às 17h (de Brasília). Já o Fluminense, como mandante, vai até o Espírito Santo para enfrentar o Avaí as 19h30 (de Brasília).
Agora todos os caminhos levam ao GREnal. Esta vitória do Imortal deixa o panorama ainda mais a favor do Tricolor, devido condição privilegiada na tabela, e pressão do adversário que busca uma vaga na Libertadores de 2016.

Por Juliana de Oliveira – Gremista para o que der e vier!