Retorno do Maranhense em agosto não está confirmado

Campeonato maranhense

Foto: Reprodução/FMF

O retorno do Campeonato Maranhense 2020 em agosto não está confirmado. As datas divulgadas pela Federação Maranhense de Futebol nesta terça-feira são apenas previsões. A retomada de competições esportivas no Maranhão ainda não é pauta do Governo do Estado, segundo informou Flávio Dino em uma coletiva de imprensa na última sexta-feira (29).


Isso ocorre porque os números do novo coronavirus continuam crescendo no estado, com exceção da capital e região metropolitana que nos últimos dias viram alguns índices caírem. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, o Maranhão já confirmou mais de 40 mil casos de Covid-19 e 1.062 mortes até o dia 3 de junho.


Por causa da portaria divulgada pela FMF e amplamente compartilhada nas redes sociais, muita gente deu como certo o retorno do estadual. A publicação traz previsões de datas para reunião técnica, reabertura de inscrições e registros, retorno de treinos e reinício dos jogos.


A previsão da FMF se baseou na Portaria do Governo do Maranhão que autoriza a partir do dia 22/06 a reabertura de academias de ginástica e esportivas. “(A portaria estadual) Não cita competição ou eventos esportivos. Com isso, entendemos que os clubes podem voltar a treinar em academias e nos centros de treinamento, que são abertos… Há uma possibilidade de treinamento”, explicou o vice-presidente de competições da FMF, Hans Nina.


“A própria portaria do Governo diz que se os índices continuarem caindo, essa agenda de reabertura vai continuar. Se não acontecer, não vai continuar. Então a gente também está dependendo desse “se”. Com relação à previsão do início do campeonato em agosto, também é nesse “se”. Ou seja, para ter abertura de jogos e campeonatos é necessário que o governo libere, que tenha a liberação de estádios, é necessário que no interior tenha melhorado, até porque existe um aumento de casos por lá. Se os índices não melhorarem, essa data não será cumprida, obviamente”, observou.


E completou: “Se ela (a situação) melhorar, nós vamos ver com o governo se será o caso de voltar de portões fechados, de ter testagem dos atletas e comissão técnica… Tudo isso é um debate. Nesses mais de dois dois meses a gente nem travou debate com ninguém porque nem tinha o que conversar. Estava tudo ainda piorando. Agora, com essa possibilidade de melhora, que já está acontecendo, a gente está abrindo o debate, mas sempre seguindo as designações do Governo do Estado”.


Reunião técnica


O documento editado pela Federação Maranhense de Futebol convoca todos os presidentes dos clubes que disputam a Série A do campeonato estadual para uma reunião técnica no próximo dia 12. O encontro vai ocorrer online. Além dos dirigentes, a FMF também convidou os secretários estaduais da Casa Civil e da Saúde.


Por meio de nota o Governo do Estado confirmou que vai se reunir com a federação, mas, segundo o comunicado, o encontro é no dia 15 deste mês. Apesar de não ter sido oficializada sobre a data, a FMF se disponibilizou a fazer a alteração.


“Marcamos para o dia 12, mas pra gente é primordial que as autoridades participem. Se pela agenda deles só for possível no dia 15, obviamente vamos mudar sem problema nenhum. A gente não vai voltar no dia 12, 15, ou 20… É uma reunião pra debater o assunto, além de outras questões como a mudança de regras em relação ao número de substituições anunciada pela Fifa, registro de atletas e taxas que vão ser isentas pela federação”, disse Hans Nina.


Datas previstas


Reunião técnica: 12/06
Reabertura de inscrições e registros: 15/06
Retomada dos treinos: 22/06
Reinício dos jogos: 01/08

Foto de capa: Divulgação/FMF

Paulo Sousa promete quebrar o silêncio e falar sobre período no Flamengo FIFA 23: saiba tudo sobre o novo sistema de aceleração do game CRAQUES! Relembre os maiores artilheiros do Flamengo no século 21 COM MUDANÇAS! A provável escalação do Fluminense diante do Atlético-GO