A história do, até hoje, maior campeão da Libertadores, que tem sua sede em Avellaneda, começa em 4 de agosto de 1905. Pode parecer confuso, pois os Diabos Rojos comemoram seu aniversário no dia 1º de janeiro. Mas isso será contato nos relatos abaixo.
O CAI é considerado um dos cinco grandes da Argentina, é o maior campeão da Libertadores, com sete taças e o quarto maior campeão argentino, com 16 taças. Ele faz parte do grupo com Boca Juniors, River Plate, San Lorenzo e Racing Club. Esse último é o seu maior rival.
Como forma de valorizar o Rey de Copas, começo uma série de textos especiais falando sobre a história, estádios, jogadores, títulos, sua torcida, as músicas e como está o time atualmente. A primeira que contarei é a história de fundação do Club Atlético Independiente aqui no Mercado do Futebol.
Por volta de 1900, foi inaugurada uma loja chamada ‘A la Ciudade de Londres’, na esquina da Avenida de Mayo e Perú. Era uma loja, como o nome sugere, com estilo europeu. Lá, sapatos, vestidos, ternos e outros trajes poderiam ser comprados.
À época, era tradição das grandes lojas terem um time de futebol. Foi um movimento trazido da Inglaterra. O principal objetivo era para que os proletariados tivessem um momento de lazer. Lembrando que os primeiros lugares onde o futebol foi jogado na América foram nas margens do Rio da Prata, em Buenos Aires e de lá se espalhou pela América do Sul.
O time de futebol da ‘A La Ciudade de Londres’ era o Maipu Banfield. Essa equipe participava apenas de amistosos e torneios entre times de outras lojas. Lembrando que estávamos na ‘Era Amadora’ do futebol argentino que durou até 1934.
Esses times de lojas tinham muitas pessoas envolvidas querendo jogar. Até que em um momento, muitos trabalhadores foram cortados dessas equipes sem explicações. Um deles era Marcelo Degiorgi, que era um dos titulares do Maipu Banfiled e foi cortado ‘sem mais nem menos’. Em busca de justiça pela arbitrariedade nos cortes, ele tomou uma atitude.
Com a retirada dos trabalhadores da seção de sapatos e modas sendo tirados da equipe, o passo adiante foi tomado. Eles se uniram e decidiram por criar uma nova equipe para jogar sem depender das decisões dos outros. Finalmente, em 4 de agosto de agosto de 1904, houve a primeira reunião dos excluídos.
O lugar da primeira reunião foi o Armazém dos irmãos Telésforo e Policarpo Fuertes, no que hoje é parte do Palacio de la Legislatura de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Nesse dia foi decidido o nome do clube que viria a ser o Rey de Copas.
Alguns sugeriram a união com o Club Athletico Atlanta, também de Buenos Aires. Mas, eles queriam a independência. “Nosotros tenemos que tener un club independiente”. Rosendo Degiorgi, outro nome importante na fundação, gritou: “ahí está el nombre: ¡Independiente! Nos llamaremos Independiente”.
A primeira Comissão Diretora Provisória foi constituída por Rosendo Degiorgi (Presidente), Marcelo Degiorgi (secretário), Luis Bassou (tesoureiro), Nicolás Cabana, Antonio Cabana, Nicolás Bassou, Fernando Aizpuru y J.F. Ipart (comunicadores). O intuito deles era estruturar o Clube nesses primeiros momentos.
Como todo Clube em seu início, as dificuldades eram enormes. Não tinham nenhum material esportivo ou lugar para jogar. Além desses oito que formavam a CD, se uniram mais 17 colaboradores. Alguns deles jogavam no Palte United FC, que o Independiente utilizou as camisas no início de sua trajetória. Assim, esses 25 homens fizeram parte do primeiro plantel dos Diabos Rojos.
Do desejo da criação do clube até a data oficial de fundação foram quase quatro meses de espera. Até que no dia 1 de janeiro de 1905, a CD convocou a assembleia de fundação do Clube. No entanto, ela foi frustada por falta de pessoas. Isso por conta da festa de virada de ano de 1904 para 1905.
Mesmo assim, a data foi oficializada como o dia de fundação do Indenpendiente Football. A assembleia que aconteceria no dia 1º ficou para 17 de março.
E assim, desde o dia 1º de janeiro de 1905, já se passaram mais de 115 anos com muitos títulos, vitórias, derrotas, alegrias, tristezas.
O Palmeiras volta a campo contra o Fluminense, nesta quarta-feira (23), às 19h, no estádio do Maracanã, pela 16ª rodada…
Após o Mundial de Clubes, o Palmeiras voltou suas atenções para as competições que lhe restam na temporada e também…
Richard Ríos saiu do Palmeiras e já chegou em Portugal para vestir a camisa do Benfica-POR. E o Verdão já…