Entrevista com Julia Daltoé, jogadora do Internacional
Julia Daltoé, tem 18 anos, é jogadora do Internacional e coleciona convocações pela seleção brasileira nas categorias de base.
Desde bem nova, Julia já jogava futebol com primos e amigos. Mas começou a jogar mesmo futebol quando seus pais a colocaram em uma escolinha. “Mesmo nova era uma coisa que eu gostava de fazer muito, se eu não ia para escolinha eu chorava porque queria ir todos os dias”. O amor pelo esporte começou dessa maneira: “Foi assim que tudo começou minha família me apoiando, me levando aos treinos, aos jogos, jogando futebol comigo”.
Aos 12 anos, participou de um teste para jogar em Chapecó. Sozinha, ela se mudou para Santa Catarina para seguir o sonho de jogar futebol. No começo da sua formação, intercalava entre campo e salão, algo bem comum entre muitas atletas. “Eu comecei no futsal e um ano antes de eu ir para o Inter eu me dediquei só ao campo”. Toda a sua formação foi na equipe da Chapecoense desde os seus 12 até os 16 anos.
Chegada no Inter
Em 2017, após participar da Copa Encantado com a Chapecoense, a técnica do Inter na época, Tatiele Silveira, demonstrou interesse pela Julia e fez o contato para tentar levá-la para a equipe colorada. “Para qualquer guria que joga futebol, com certeza, é o sonho jogar no Inter. Então nem pensei duas vezes”. Voltar para o Rio Grande do Sul e estar mais perto da família também influenciou na sua decisão. Além, é claro, do fato de ser torcedora colorada.
Com 16 anos, chegou em Porto Alegre e já integrou a equipe profissional do Inter, jogando o Campeonato Brasileiro A2. “Essa transição da base para o profissional foi muito boa para mim, a troca da Chape para o Inter naquele momento. Eu era nova e já estava tendo essa experiência de jogar com jogadoras adultas que já tinham passado pela seleção, que eram mais experientes que eu.”
“Em 2019, foi nosso primeiro ano no Brasileirão A1 e ficamos em quinto lugar. Foi um investimento muito grande por parte do Inter que deu muito resultado.” No mesmo ano, a equipe conquistou o campeonato gaúcho adulto também. Já pela categoria sub-18, Julia participou da conquista do Brasileiro sub-18. “O título mais importante do Inter até agora, desde que voltou com o feminino, foi o Brasileirão sub-18. É um título de muita expressão para futebol feminino gaúcho e brasileiro porque foi um título histórico. Foi a primeira edição do campeonato e foi disputado entre grandes clubes, como Santos, São Paulo, Chapecoense”.