O Dia em que Drogba parou com uma guerra civil

A história do Marfinense Didier Drogba que se tornou a figura mais importante de seu país ao pedir pelo fim da Guerra Civil Marfinense

As vezes me pego a pensar do por quê gostar tanto de futebol, é apenas um esporte como tantos outros. E para piorar, a corrupção da FIFA, CBF e clubes me fazem pensar ainda mais se realmente vale a pena gostar tanto do futebol. Algumas atitudes e gestos me fazem entender o meu amor ao esporte.

A história do Marfinense Didier Drogba poderia e deveria virar um filme, com tantos títulos e gols importantes, tal como o gol do primeiro título da UEFA Champions League do Chelsea. Mas ele vai além disso, ele deixou de ser apenas um jogador de futebol para se tornar o homem mais importante de seu país. Ele parou uma guerra que assolava e exterminava uma população inteira, vou repetir, o Didier Drogba parou uma guerra!!!

Drogba leva o Chelsea ao primeiro título da Liga dos Campeões em 2012
Drogba leva o Chelsea ao primeiro título da Liga dos Campeões em 2012

Em 2005, Drogba conseguiu levar seu país a uma copa do mundo pela primeira vez na história. Em meio à comemorações dos jogadores, imprensa local e torcida, ele resolveu fazer um pedido ao vivo para o país inteiro. Ajoelhado junto com todos os jogadores, ele pediu para que a guerra Civil fosse interrompida e que as partes se entendessem acabando com com as mortes. E o futebol mostra que essa paixão pode sim, mexer com vidas, com a história de um país e do Mundo. Após duas semanas de seu pedido, a guerra foi interrompida, não há como descrever o que esse gesto mudou a história de um país. A Guerra ficou interrompida por dois anos até que fora oficialmente encerrada em 2007.

Assistam ao vídeo. Arrepia. De verdade. Vejam as palavras desse homem que, neste dia, foi mais que um simples jogador de futebol.
Como cidadão costa marfinense, ele implorou para que se baixassem as armas.
Vejam o vídeo. Por isso e por outros tantos motivos, que o futebol é muito mais que apenas um simples jogo.

“Acredito que o que vivemos em 2005 foi um momento decisivo, um momento histórico. Não dava para evitar de ser levado pelo fluxo dos acontecimentos, e foi o amor pelo país e a paixão do país pelo futebol que nos fizeram lançar aquela mensagem. E acredito que, por causa dela, conseguimos evitar uma tragédia”, disse Drogba em entrevista ao site da Fifa.

Por essa e outras história que o futebol ainda é o maior esporte do Mundo.