Renato Gaúcho: O conquistador nato dentro e fora de campo

Renato Portaluppi, ou simplesmente Renato Gaúcho, nasceu em Guaporé/RS no dia 9 de setembro de 1962. Atleta conhecido por sua habilidade no futebol e com as mulheres, além de muitas conquistas importantes na sua carreira

 

 

Início no Esportivo:

 

Sua carreira se iniciou na base do Esportivo, de Bento Gonçalves, na época ele trabalhava de padeiro, para sobreviver. Porém teve que escolher, seguir seu sonho ou continuar com o trabalho que lhe sustentava. Ele escolheu o futebol, para o bem dos admiradores do esporte de excelência. Depois de muita destaque na equipe interiorana, recebeu o contato do Grêmio, no período gerido por Valdir Espinosa (auxiliar-técnico) e Paulo Pelaipe (dirigente). O presidente do Esportivo negociou de forma ardilosa, queria ter o retorno imediato na venda do atleta. Então José Carlos Russowky (dirigente da base), colocou seu talão de cheque a disposição. Negociação feita e muitas alegrias vindouras a torcida tricolor.

 

 

Grêmio:

 

A projeção do atleta, foi rápida e meteórica, aos 21 anos, fez dois gols na conquista do mundial gremista contra o Hamburgo, em 1983, recebendo um carro da Toyota, patrocinadora da competição. Além de participar na conquista da Libertadores do mesmo ano. Década de ouro para a vasta história do clube, mesmo mais de 30 anos depois, as conquistas ainda são relembradas, como forma de eternizar uma equipe maravilhosa tanto tecnicamente, como taticamente. Outro triunfo muito aclamado é o bi-campeonato do estadual em 1985 e 1986, domínio perante seu rival. Teve uma vinda de 3 meses em 1991.