SOU RONALDO, MUITO PRAZER

Ronaldo Luis Nazário de Lima, ou simplesmente Ronaldo –  O Fenômeno

Uma história de vitórias, dores e sucesso. Assim podemos classificar a carreira desse atacante que saiu de Bento Ribeiro para conquistar o Mundo. Ronaldo teve que provar ao Mundo por mais de uma vez que nada podia apagar nem tirar sua vontade de vencer nos campos e na vida.

INÍCIO 

Ronaldo 17

Ronaldo começou sua carreira profissional no modesto e desconhecido São Cristóvão e já com 16 anos, conseguiu seu primeiro feito: ser convocado para a seleção brasileira sub-17 jogando por uma equipe modesta. Ele disputou o Sul-americano na Colômbia e foi artilheiro.

SEU PRIMEIRO VOO 

Ronaldo 16

Não demorou para que o Cruzeiro fosse atrás e acreditasse no menino que já chamava a atenção nas categorias de base. Pelo Cruzeiro, foi artilheiro do Campeonato Mineiro e Supercopa Libertadores. Pelo Cruzeiro fez 28 gols em 29 jogos. Não demorou muito e já estava jogando pela seleção brasileira principal.

CONVOCAÇÃO PARA A COPA DO MUNDO

Ronaldo seleção1

Ronaldo jogou 2 jogos pela seleção brasileira e marcou 1 gol antes da Copa do Mundo dos Estados Unidos, já foi mais que suficiente para que Carlos Alberto Parreira o convocasse para a Copa, desbancando Evair que estava jogando muito, mas não o suficiente para que Ronaldo ficasse de fora. Ronaldo não disputou nenhuma partida, mas fez parte e sentiu o que é ser campeão do Mundo.

IDA PARA A HOLANDA

Ronaldo 22

Após a Copa, Ronaldo foi contratado pelo PSV Eindhoven e começou a mostrar ao planeta quem era Ronaldo, marcou 35 gols em 36 jogos na temporada de estréia, começava a chamar a atenção e virar o sonho de consumo de grandes clubes europeus. Pelo clube holandês, Ronaldo conquistou a Copa da Holanda e foi o artilheiro do campeonato Holandês.

PRIMEIRAS DORES

Ronaldo psv

Em sua segunda temporada na Holanda, Ronaldo começava a sentir as dores que seu corpo lhe preparava, seu joelho já estava desgastado e ele teve que passar pela primeira cirurgia. A primeira cirurgia não foi das mais complicadas e a recuperação demorou um pouco mais de um mês. Ronaldo tinha fome de bola e queria voltar a jogar o quanto antes, mas isso foi um entrave pois o técnico Dick Avocaat que insistia em manter ele no banco e deixa-lo jogar poucos minutos.

AO TOPO DO MUNDO PELA PRIMEIRA VEZ

F.C. Barcelona's Brazilian striker Luis Ronaldo celebrates after scoring a goal during a Cup Winner's Cup 1st. round 1st leg soccer match against AEK Larnica of Cyprus Thursday Sept. 12, 1996. (AP Photo/Denis Doyle)

Com a desavença com o técnico, Ronaldo alçou voo maiores e foi contratado pelo Barcelona para disputar a temporada 96\97. Esta temporada talvez tenha sido o ano de maior brilho na carreira do fenômeno, suas arrancadas impressionantes, seus dribles desconcertantes e suas pinturas de gols o colocaram no topo do Mundo ao conquistar a Bola de Ouro da FIFA pela primeira vez. Pelo Barcelona, Ronaldo marcou incríveis 47 gols em 49 jogos e conquistou a Copa da Espanha, Recopa da Espanha, Recopa Européia e Troféu Joan Gamper, além da artilharia do campeonato espanhol com 34 gols.

RUMO A ITALIA