Zidane: O maestro franco-argelino que encanta o mundo

 

Zinédine Yazid Zidane nasceu no dia 23 de junho de 1972, na cidade de Marselha, na França. É considerado um dos melhores atletas de todos tempos, dividindo o posto de melhor da França, com Michel Platini

 

 

 A sua carreira vitoriosa se inicia antes mesmo do seu nascimento. Na década de 50, seus pais argelinos decidem migrar para a França em busca de melhores condições de vida. Durante sua infância tinha como referências o clube da cidade, o Olympique de Marselha e o meia uruguaio Enzo Francescoli (atuou no clube marselhês). Na base, vestiu a camisa de clubes locais e inexpressivos como o San-Henri (por um ano) e o Septèmes-les-Vallons (por quatro anos). O destaque proveniente do último clube, o fez passar por um teste de 6 semanas no Cannes (na época disputava a Ligue 1), após assinou o primeiro contrato profissional, em 1989, fez seu primeiro gol na carreira e foi presenteado com um carro vermelho pelo então presidente, Alain Pedretti.

 

 

 Depois de quatro temporadas no clube, a equipe do Cannes foi rebaixado para Ligue 2. Mesmo assim, Zidane foi o melhor jogador do clube durante a época. Na temporada seguinte, 1992/1993, acertou sua ida ao Bordeaux por 7 milhões de euros. Foram 4 temporadas, cerca de 40 tentos em 180 jogos, o seu primeiro título, a extinta Copa Intertoto da UEFA (servia para os times que não disputavam a Liga dos Campeões e a Liga Europa). Em 1994, estreou na seleção francesa, uma longa trajetória de vitórias se iniciava.

 

 

 Na temporada 1995/1996, o Bordeaux foi vice-campeão da Copa da UEFA (hoje Liga Europa), na 1ª fase eliminatória venceu o Vardar da Macedônia (atual vice-campeão nacional) pelo placar agregado de 3 a 1. Na fase seguinte, eliminou o Rotor Volgograd, da Rússia (não disputa nenhuma divisão do campeonato nacional) no agregado 3 a 1. Na terceira fase, superou o Real Bétis, da Espanha pelo placar de 3 a 1. Nas quartas, a primeira grande decisão, o Milan, nos dois embates, uma vitória rossonera no primeiro jogo por 2 a 0 e na partida de volta, uma virada inacreditável, placar de 3 a 0 em casa. Na semi venceu o Slavia Praga, da República Tcheca, duas vitórias por 1 a 0. Na final, o Bayern de Munique, duas derrotas (2 a 0 fora de casa e 3 a 1 em casa), porém o dever dos “Les Girondins” foi cumprido.

 

 

 Na temporada seguinte, o destino do francês estava incerto. O futebol de Zidane interessou ao treinador do Blackburn, entretanto o presidente vetou sua contratação. Alex Ferguson, treinador do Manchester United também se interessou no atleta, contudo a adaptação do estilo francês para o inglês foi preponderante na sua desistência. Os bianconeros investiram forte em sua contratação, mesmo tendo conquistando a Liga dos Campeões em 1995/1996. Na Juventus, a comparação com Michel Platini, ídolo da década de 80 no clube não foi empecilho para o seu progresso no futebol.

 

 

 Conquistou na primeira temporada, a Supercopa Europeia (sobre o Bayern de Munique) e o Mundial de Clubes sobre o River Plate (nesta partida atuou contra o seu ídolo de infância Enzo Francescoli) o placar foi de 1 a 0. Conquistou o Scudetto (campeonato nacional) com 65 pontos em 34 partidas. A temporada somente não foi perfeita, pelo vice-campeonato da Liga dos Campeões, derrota para o Borussia Dortmund, entretanto foi escolhido como melhor estrangeiro do ano no país.

 

 

 

ZidaneJuve
Foto: Juventus (Itália).