Brasil domina futebol na América do Sul

Imagem: Reprodução / Conmebol

Ao que tudo indica, parece que a máxima “Brasil é o país do futebol” voltou a fazer sentido, pelo menos na América Latina. Depois de tantos anos apresentando desempenhos medianos, inclusive em Mundiais, o futebol brasileiro parece que voltou a reforçar sua credibilidade como uma das potências mundiais na modalidade esportiva. 

Apesar do período difícil enfrentado pelos clubes de futebol, devido as consequências do isolamento social decorrente da pandemia pela covid-19, o futebol brasileiro brilhou no ano de 2021 e mostrou que ainda há potencial de sobra no que diz respeito a bola no campo. Essa recuperação se deve aos resultados conquistados nos dois principais campeonatos da América Latina, onde somente clube brasileiros estão na final. Com essa repercussão, os clubes nacionais tem agitado o mercado de apostas esportivas, como você pode conferir aqui

Os dois campeonatos organizados pela CONMEBOL (Confederação Sul-americana de futebol), Libertadores da América e Copa Sul-americana, terão times brasileiros protagonizando suas finais. Disputando a Taça Libertadores teremos dois dos maiores clubes nacionais, Flamengo e Palmeiras. Enquanto que na Sul-america a final será composta pelas equipes do Red Bull Bragantino e Athletico. 

É a primeira vez, desde que os dois campeonatos começaram a acontecer simultaneamente, que suas finais serão compostas por equipes de uma única nação. E é provável que isso seja consequência das melhores condições financeiras dos clubes brasileiros em comparação aos dos demais países do continente. De acordo com a matéria do portal esportivo Lance!

, dados do ‘Transfermarkt’ revela que entre os dez elencos mais caros da América do Sul, sete são brasileiros, com o Rubro-Negro na ponta e apenas River Plate, Boca Juniors e Vélez Sarsfield infiltrados nesta lista.

Mesmo com a preferência ao título e uma equipe inquestionável, não é o Flamengo que faz história nesse ano de 2021. O seu rival, Palmeiras, conseguiu o feito de em um único ano participar de 6 finais de campeonatos. Em 107 anos de clube, esse feito nunca havia acontecido. Mas vale explicar o porque que isso aconteceu. 

Com as alterações de cronograma dos campeonatos de 2020, o final da temporada 2020 teve de ser disputada em 2021. Com isso, o Verdão competiu pelo título da Copa do Brasil e da Libertadores, saindo vitorioso em ambos. Já na temporada atual, o Alviverde enfrentou Flamengo e Defensa t Justicia, pela Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana, respectivamente. Na sequência, o Palmeiras chegou à final do Paulistão e agora em novembro disputará a final da Libertadores.

Para você que não quer perder as finais da Copa Sul-americana e da Taça Libertadores acontecerá nos dias 20 e 27 de novembro, respectivamente.