Conmebol anuncia fim do “gol fora de casa” em suas competições

CONMEBOL

Foto: Getty Images

A Conmebol anunciou nesta quinta-feira(25), o fim da regra do gol qualificado, que servia como critério de desempate em suas competições mata-mata.

Nesta quinta-feira(25), a Conmebol anunciou o fim da regra do gol qualificado, que servia como critério de desempate em suas competições mata-mata. A partir de 2022, a Libertadores e a Sul-Americana já não terão o gol fora de casa como critério.

A decisão foi anunciada primeiro pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e depois compartilhada pela confederação em seus canais oficiais.

– A CONMEBOL elimina o “gol fora de casa”. A partir de agora, todos os gols dos torneios da CONMEBOL terão o mesmo valor, os muitos gols convertidos como visitante não serão mais considerados como fator de desempate. Com isso, visa-se uma maior justiça esportiva – Conmebol via Twitter.

Desde 2019 já se discutia nos bastidores da confederação uma possível mudança na regra do gol qualificado, no entanto, a decisão de fato só foi oficializada agora. Por ser em jogo único, a final da Libertadores que acontece no próximo dia 27 não é afetada pela regra.

Veja mais: Luis Figo se diz contrário a tentativa de retomar a criação da Superliga

A exclusão do gol fora de casa como critério de desempate segue uma tendência mundial. A UEFA já havia retirado a regra de suas competições assim como a CBF na Copa do Brasil.

Siga Paulo Oliveira no Twitter

As maiores decepções no início dos estaduais 8 jogos imperdíveis para curtir neste fim de semana! Saiba tudo sobre o UFL, novo game de futebol rival de FIFA e PES Os jogadores mais valiosos do futebol brasileiro