Independiente del Valle: o equatoriano campeão da Sul-Americana

A Libertadores começa nesta terça-feira (21) e o Mercado do Futebol fará um guia contando um pouco mais sobre todos os times que estarão presentes na fase de grupos da competição com exceção das equipes brasileiras.

A primeira matéria da série que vamos fazer é sobre o último campeão da Sul-Americana, o Club de Alto Rendimiento Especializado Independiente del Valle, ou simplesmente, Indepediente de Valle, do Equador. O time está no grupo A com Flamengo, Júnior Barranquilla e um time a definir. Vamos contar a história, falar sobre o estádio, as participações em Libertadores e sobre a equipe atual.

História

O Independiente del Valle foi fundado no dia 1º de março de 1958. É um clube jovem e de um sucesso recente dentro do futebol equatoriano. O Clube nasceu na cidade de Sagolquí, no centro-norte do país, próximo da capital, Quito.

O Club de Alto Rendimiento Especializado Independiente del Valle, conhecido simplesmente por Independiente del Valle é o principal time da região do Valle de Los Chillos.

Resultado de imagem para escudo Independiente del Valle
O primeiro escudo do Independiente del Valle (Foto: Independiente del Valle)
Resultado de imagem para independiente del valle escudo
Atual escudo do time equatoriano (Foto: Independiente del Valle)

O time passou muito tempo nas divisões mais baixas do Equador. Mas o sucesso veio de maneira quase que meteórica. A partir de 2007, mais estruturado, o Clube começou sua ascensão. Em 2010, o Independiente estava na segunda divisão, ganhou o campeonato e subiu para a Primera Divisíon de Ecuador.

Desde então, a equipe foi protagonista no Equador. Em 2013, a equipe teve a melhor campanha dentro da primeira divisão, foi vice. Mas o sucesso mesmo foi visto dentro das competições internacionais, Sul-Americana e Libertadores.

Na maior competição da América, a Libertadores, a equipe foi vice-campeã em 2016 diante do Atlético Nacional-COL. Apesar de não conquistar a taça, o time eliminou gigantes em sua campanha. Nas oitavas de final, derrubou o River Plate no Monumental de Núnez e na semifinal, o Boca Juniors na Bombonera. Na final, empatou o jogo de ida e sucumbiu em Medellín para o Atlético.

Resultado de imagem para Independiente del Valle e Boca Juniors
Zagueiro Kunty Caicedo comemorando o gol da classificação em plena Bombonera (Foto: AP)

No ano passado, a história foi ainda mais bonita. O clube levantou sua primeira taça internacional, a Sul-Americana, na primeira final em jogo único da competição. Na primeira fase, eliminou a Universidad Católica-CHI. Depois, passou por Caracas-VEN e derrotou o gigante Independiente da Argentina. Na semifinal, eliminou o Corinthians e em Assunção, fez 3 a 1 no Cólon.

Resultado de imagem para campeão sul-americana 2019
Jogadores do Independiente del Valle levantando a taça (Foto: Norberto Duarte/AFP)

La Cancha

O Independiente del Valle não joga apenas em um estádio. Por conta da capacidade de sua casa, ele tem de mandar os jogos em competições da Conmebol em uma cancha maior. Em jogos locais, o Estádio Rumiñahui, com capacidade para apenas 8 mil torcedores é usado.

Resultado de imagem para Estádio Rumiñahui
Estádio Rumiñahui foi inaugurado em 1941 e não tem arquibancadas atrás dos gols (Foto: Reprodução/UOL)

Já para jogos da Sul-Americana e Libertadores, que a capacidade mínima é de 10 mil lugares, a cancha escolhida é o Estádio Olímpico Atahualpa. Esse com capacidade para mais de 35 mil torcedores. Foi nesse estádio que o Independiente del Valle eliminou o Corinthians na última Sul-Americana depois de vencer a ida por 2 a 0 e empatar em casa por 2 a2.

Participações em Libertadores

O Independiente del Valle não tem uma grande história em Libertadores da América. Los Rayados del Valle, como também são conhecidos, têm somente cinco participações na competição: 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018. Agora, vai para a sexta.

Em 2014, caiu na fase de grupos, ficando em terceiro lugar. No ano seguinte, ficou na primeira fase ao perder por 4 a 1 no agregado para o Estudiantes-ARG. Em 2016, fez sua melhor campanha, sendo vice-campeão. Em 2017, passou da primeira fase, mas caiu para o Olímpia-PAR na sequência. E na última vez, ficou também na segunda fase para o Banfield-ARG.