Entenda: o impacto das lesões na temporada do Liverpool

A temporada 2020/2021 do Liverpool foi um tanto quanto complicada. Especialmente devido às lesões, que avassalaram os Reds desde o início da temporada, a equipe de Jürgen Klopp passou por situações inesperadas ao longo da edição em especial da Premier League.

Apesar de terem conquistado a terceira colocação e, consequentemente, a vaga para a próxima Liga dos Campeões, os Reds tiveram que contar com tropeços de seus rivais na reta final, já que a irregularidade durante a temporada atrapalhou muito os planos do bicampeonato nacional.

Foto: Getty Images.

O problema com as lesões foi fator crucial para o ano abaixo do esperado do Liverpool, que não conquistou nenhum título nesta temporada.

. Premier League: terceira colocação, atrás do vice Manchester United e do campeão Manchester City

. Copa da Inglaterra: eliminado na quarta rodada pelo Manchester United

. Copa da Liga Inglesa: eliminado na quarta rodada pelo Arsenal

. Liga dos Campeões: eliminado nas quartas de final pelo Real Madrid

Ao total, foram 262 jogos perdidos por lesões na temporada 2020/21 por 15 jogadores diferentes. Confira a lista:

  1. Virgil van Dijk – 45 jogos
  2. Joe Gomez – 39 jogos
  3. Joel Matip – 27 jogos
  4. Naby Keita – 23 jogos
  5. Diogo Jota – 21 jogos
  6. Thiago – 21 jogos
  7. Oxlade-Chamberlain – 20 jogos
  8. Henderson – 17 jogos
  9. Milner – 13 jogos
  10. Fabinho – 11 jogos
  11. Shaqiri – 9 jogos
  12. Alisson – 8 jogos
  13. Trent Alexander-Arnold – 4 jogos
  14. Firmino – 3 jogos
  15. Salah – 1 jogo

A zaga foi o setor mais desfalcado, e o líder da lista de jogos perdidos é Virgil van Dijk, que perdeu impressionantes 45 partidas desde que lesionou o joelho direito após entrada dura do goleiro Jordan Pickford, do Everton, no clássico em Goodison Park no dia 17 de outubro de 2020. O holandês é considerado por muitos o desfalque mais sentido da temporada.

Além do seu principal zagueiro, o Liverpool também teve que lidar com as lesões de Joe Gomez e Joel Matip, jogadores que formavam a dupla de zaga com van Dijk. Com isso, Klopp precisou improvisar o brasileiro Fabinho e o capitão Henderson, ambos originalmente volantes, em diversas ocasiões.

Porém os dois também sofreram lesões durante a temporada e o treinador alemão teve que dar oportunidades aos jovens zagueiros Nat Phillips e Rhys Williams, que conseguiram trazer solidez à zaga dos Reds especialmente na reta final e superaram expectativas, sendo peças fundamentais para que o Liverpool conseguisse 5 vitórias nos últimos 5 jogos desta edição da Premier League. O turco Ozan Kabak, emprestado pelo Schalke 04, foi utilizado em algumas partidas, mas não teve grande sequência e retornou ao banco de reservas.