Qual o impacto de Thiago Alcântara no Liverpool?

Thiago Alcântara foi anunciado como novo reforço do Liverpool nesta sexta-feira (18). Com isso, Jurgen Klopp ganha mais uma grande opção para seu meio-campo na busca pelo bicampeonato da Premier League, além, claro, da Champions League. Vale ressaltar que o jogador espanhol acabou de conquistar a Europa com o Bayern de Munique.

Ele fecha com o Liverpool depois de passagem brilhante na Alemanha. Mas como Thiago Alcântara irá impactar no meio-campo de Klopp?

Meio-campo intenso e agressivo

O Liverpool tem como característica principal a intensidade no meio-campo. Marcação pressão e domínio dos espaços são constante na engrenagem da equipe e são fatores imprescindíveis.

A verticalidade nos passes e na armação é a maneira que Klopp usa para ligar a defesa ao ataque, sendo Henderson uma peça fundamental para isso. O poder na saída de bola também é chave para momentos específicos da partida, embora os Reds adoram virar o jogo e fazer algumas ligações diretas. Fabinho, Wijnaldum, Keita, OX-Chamberlain, Milner e todos que são encaixados no setor conseguem cumprir essa “regras” para o desenvolvimento do time.

O que muda com Thiago Alcântara?

O Liverpool não costuma ir atrás de grandes estrelas no setor na “era Klopp”, já que o funcionamento coletivo por si só faz o meio-campo render. Com Thiago Alcântara, o treinador alemão terá uma nova variável que ainda não possuía. O jogador ex-Bayern é mestre em conduzir o jogo, cadenciar, armar e mentalizar. Uma peça com características tão evidentes como essas pode entregar aos Reds um domínio amplo não só dos espaços, mas também do controle de bola, algo que o time já tem em seu leque de repertório e irá ampliar.

Thiago tem o poder de leitura de jogo como poucos. Ele tem capacidade de superar pressões, quebrar linhas e conduzir as ações no seu próprio tempo. Na final da Champions League, contra o PSG de Neymar e Mbappé, o meio-campista jogou com tanta sabedoria que parecia que parava o tempo em alguns momentos. Além do mais, pode se posicionar como primeiro volante para ser o responsável pela saída de bola e também avançar para armar jogadas em um setor avançado.

Portanto, a chegada de Thiago Alcântara muda a dimensão do repertório do Liverpool, pois o setor não tinha como principal caracteristica a criatividade. O meio-campo de Klopp sufoca, é agressivo, mas não tinha a criação como fator primordial. Agora, tem o acréscimo da virtude da criação de um jogador que é especialista no assunto.

Outros setores

Pelo lado direito, Trent Alexander-Arnold cria jogadas com seu talento fora da curva. Pelo esquerdo, Robertson trabalha como um motorzinho e chega com muita força até a linha de fundo. O trio de ataque é o mais entrosado do mundo e é a cereja do bolo da engrenagem, além de entregar muito repertório com Roberto Firmino de falso 9 e Salah e Mané tendo liberdade de se movimentar nos espaços que aparecem naturalmente por conta das movimentações.

O Liverpool, atual campeão da Premier League, entra como favorito para essa temporada, com o Manchester City correndo lado a lado.

Foto: Divulgação/Liverpool

Resta1

Paulo Sérgio

Um doente e apaixonado pela magnitude e beleza do futebol. Nunca será apenas um jogo!