O mercado rojiblanco segue a todo vapor! Após fechar com Gaitán, Vrsaljko (ainda não sabe como falar o nome do croata? Não desista, diga “Versaíco” ou “Versálico”) e Diogo Jota, o clube colchonero segue na busca pela principal carência do elenco: um 9 de hierarquia.
Mas afinal de contas, o que seria um 9 de hierarquia? Simples, é aquele centroavante temido pelo adversário, o cara que te garanta pelo menos 25 gols na temporada, a referência.
“Mas como o Atleti vai trazer alguém tão bom se não tem muito dinheiro para investir?” Essa é a clássica pergunta que fazem quando o Atlético está atrás de um nome de peso no mercado. Acontece que os tempos mudaram, os êxitos dos comandados de Simeone se traduzem numa nova realidade financeira ao clube do Manzanares, veja só em dados:
A brilhante campanha na última Champions renderam OITENTA E DOIS milhões de Euros (isso sem contar a bilheteria e adicionais gerados), a verba pelos direitos televisivos dos jogos de La Liga aumentará: de 67 para 102 milhões de euros anuais (clique na imagem ao lado para mais detalhes), a rojiblanca é a oitava camisa mais vendida do mundo, aumento de sócios… isso sem contar com algo muito importante: a venda de Jackson Martinez, por 35 milhões de euros. Como o centroavante viria substituindo o fiasco colombiano, imagina-se que esse valor sirva como base. Embora a diretoria queira mais é pegar um dinheirinho e tirar férias em Cancún, quem nunca?
Quando se fala em mercado rojiblanco, uma coisa é certa: é completamente imprevisível, de vez enquanto o rumor mais forte se confirma (Gaitan, Jackson Martinez), de vez enquanto vários nomes são especulados e criam uma “cortina de fumaça”, escondendo o alvo (Griezmann, Oblak). Mas vamos lá, analisar os candidatos mais fortes para ser o novo goleador rojiblanco!
Diego Costa
Olha quem está aí! Identificado com o clube, técnico torcida, ele é a alma rojiblanca encarnada! Favorito do Simeone e diretoria, sua volta já é uma notícia tão repetida quanto os episódios de Chaves. Se o clube o ama e ele adora jogar no Calderón, qual é o problema? O Chelsea e seu novo técnico, o excelente Antonio Conte, contam com ele, tanto que já recusaram uma oferta de 60 milhões de euros vinda do clube Colchonero. Vinda difícil, mas o Atleti não desiste, aguardaremos cenas dos próximos capítulos.
Prós:
Explosão, velocidade e gols;
Prende a atenção dos adversários;
Conhece o clube e o estilo do Cholo.
Contras:
Chelsea não pretende libera-lo;
Histórico recente de lesões;
Má fama diante aos juízes.
Opinião do autor: Diego Costa e Atlético de Madrid é um casamento ideal, o cara tem todo perfil do clube. Torcendo para que o Chelsea consiga contratar alguém de peso e liberar o Lagarto para sua casa!
Pierre Aubameyang
Lembra daquela sequencia mágica de centroavantes colchoneros? Em 2014, o favorito para dar sequencia a linha Torres-Forlan-Falcao-Diego Costa era um jogador rápido, preciso e goleador do Saint-Ettiene, ele mesmo, Pierre Aubameayng, quis o destino que ele fechasse com o Borussia Dortmund e o Atleti ficasse com o esforçado poste chamado Mandzukic. Chegando ao presente, o gabonês foi destaque das 2 últimas temporadas do BVB, demonstrando uma via artilheira incrível, ficou atrás apenas de Lewandowski em número de gols nesse período. Contam a favor o desejo dele de jogar La Liga, falar espanhol (sua mãe é espanhola) e o interesse antigo do BVB por Óliver Torres, que poderia ser incluído no negócio; mas para o negócio se realizar, a direção rojiblanca terá que abrir os cofres.
Prós:
Possivelmente o “9” mais rápido do mundo;
Vem numa ótima média de gols por temporada;
Quer jogar na Espanha e o BVB é um clube vendedor.
Contras:
Muitos clubes estão atrás dele, o que aumentará o preço;
Salário elevado para os padrões do elenco rojiblanco;
Por ser “franzino” pode ter dificuldades de se adaptar ao jogo físico de Simeone.
Opinião do autor: Minha opção favorita. Imagina um contra-ataque puxado por Carrasco, Griezmann (o melhor do mundo) e Aubameyang? Uma contratação que bombaria e elevaria o patamar do time.
Gonzalo Higuaín
Gonzalo “Pipita” Higuaín! Se transformou numa verdadeira goal-machine no Napoli, inclusive se tornando o maior artilheiro em 1 edição do campeonato italiano, não é pouca coisa num campeonato onde desfilaram tantos craques. Sua forma física encaixaria bem no jogo aéreo colchonero, é um pedido de Simeone; porém (sempre tem um porém) podemos chamar a Napoli de FC Porto italiana, eles pedem uma fortuna pra levar o jogador e não ligam de não vender, complicando qualquer negócio.
Prós:
Extremamente físico, bom para o jogo aéreo;
Vem marcando pelo menos 20 gols nas últimas 7 temporadas;
Simeone conhece muito bem.
Contras:
Napoli perde uma fortuna (recusou uma oferta de 60M + 2 jogadores do Atleti);
Histórico pífio em decisões;
Não teria a mobilidade para os contra ataques colchoneros.
Opinião do autor: Se não for o absurdo que o presidente do Napoli pede, seria uma boa opção, estilo Simeone. Mas como é difícil convencer o De Laurentis, não deve vir.
Kevin Gameiro
Na presente data, Kevin Gameiro é o mais cotado para ser o centroavante colchonero. Alegria geral? Vejamos: fez uma brilhante temporada no Sevilla, conquistando a liga europa e sendo um dos artilheiros do espanhol, despertando interesse, dentre outras equipes, de Barcelona e PSG. Acontece que a equipe sevillista tem um histórico recente de destacar “artilheiros de segunda linha“, casos de Luis Fabiano, Negredo e Bacca. Seria uma aposta, um empréstimo de Vietto poderia entrar na jogada.
Prós:
Um dos mais baratos dessa lista, custo-benefício;
Vem de uma temporada espetacular no Sevilla;
Fácil adaptação: joga na Espanha tem tempo.
Contras:
Nunca lidou com o favoritismo e a pressão de estar no topo;
Não é um nome que venha a ser temido pelos adversários;
O salto de qualidade esperado não será com ele.
Opinião do autor: Vendo a proximidade entre colchoneros e sevillistas nesse mercado, Gameiro é a opção que mais ganha força. Sinceramente, não gosto da ideia. Gameiro seria no máximo uma boa contratação para banco, vaga que já temos muito bem ocupada pelo Torres.
Carlos Bacca
Baccambauer! O atacante colombiano conhece muito bem a liga das estrelas: após o Sevilla compra-lo do Brugge como aposta, brilhou na temporada 2014/15 (inclusive deixando Gameiro na reserva), conquistando uma Liga Europa pelo clube. Vontade, senso de posicionamento e faro de gol não faltam para Carlitos, que vem de uma temporada média no desastre chamado AC Milan (que tem um futuro tenebroso).
Prós:
Foi artilheiro por onde passou;
Bom custo-benefício, quer sair do Milan;
Conhece muito bem La Liga.
Contras:
Nunca lidou com o favoritismo e a pressão de estar no topo;
Não é um nome que venha a ser temido pelos adversários;
Não é mais um garoto: está em seu auge, dificilmente irá evoluir.
Opinião do autor: Bacca é a opção que menos gosto para o comando de ataque. Próximo dos 30 anos, mostrou que, em seu auge, é no máximo um bom atacante. Prefiro confiar no Borja Bastón que contrata-lo.
Mauro Icardi
Uma bomba, melhor definição possível para Mauro Icardi. Quem conhece futebol internacional e não olha muito os dados fica até surpreso quando descobre que ele tem apenas 23 anos. Artilheiro da temporada 14/15 e atrás apenas de Higuaín na artilharia da temporada 15/16 do Calcio, Mauro já é capitão e referência da Inter, o que torna uma negociação complicada. Pesa contra também os diversos problemas pessoais que ele se envolve, né Maxi Rodriguez?. Num vestiário tão focado quanto do Atleti, não se sabe como essa bomba pode explodir.
Prós:
Mobilidade e presença de área: artilheiro nato;
Com apenas 23 anos, pode ser moldado por Simeone e render muito mais;
É argentino e já jogou na Espanha (base do Barça): fácil adaptação.
Contras:
Diversos problemas pessoais: pode comprometer um vestiário tão unido;
Falta amadurecimento como jogador e pessoa;
Internaziole não vai liberar tão fácil seu artilheiro e capitão.
Opinião do autor: Vejo como uma ótima opção. Jogador que já mostrou interesse em vir para o Atleti e que nas mãos de Simeone pode focar no trabalho e esquecer confusões e mulher dos outros. Chegaria na mesma idade que o Grizi chegou, pronto para decolar.
Olho também para os seguintes nomes: Lucas Perez (Deportivo La Coruña), Alexandre Lacazette (Lyon), Arkadiusz Milik (Ajax), Edinson Cavani (Paris Saint-Germain), Romelu Lukaku (Everton), Divock Origi e Christian Benteke (ambos do Liverpool).
E aí, qual sua opção favorita? A volta de Diego Costa, a volicidade de Aubameyang, os gols de Higuaín? Diga pra gente nos comentários, participe! o/