Pelo bem do futebol brasileiro, o Luverdense continua na ativa
Após o rebaixamento à quarta divisão do Brasileiro, o time de Lucas do Rio Verde-MT ficou com a possibilidade de fechar as portas, mas elegeram novo presidente e já começaram a pré-temporada
Antes de falar do momento atual da equipe, podemos dizer que eles foram campeões da Copa FMF (por quatro vezes, 2004, 2007, 2011 e 2019) e do estadual nos anos (2009, 2012 e 2016). Em nível nacional, apareceram em 2010 ao enfrentar o Coritiba na Copa do Brasil e quase subiram de divisão ao perder para o Boa Esporte na fase decisiva da Série C.
O ano de 2013 foi um dos melhores em sua história, pois eliminou Bahia e Fortaleza na Copa do Brasil e chegou a vencer em casa, o Corinthians (gol de Misael). Na terceira divisão conseguiu seu primeiro acesso ao vencer em ambos os jogos, o Caxias (2 a 1 fora de casa e 2 a 0 em Lucas do Rio Verde-MT).
No período da Série B, chegou a nona colocação em 2016 (motivo de orgulho para sua torcida) e no ano seguinte conquistou o título da Copa Verde contra o Paysandu (em casa foi 3 a 1 e em Belém, 1 a 1). Depois disso vieram os rebaixamentos à Série C 2018 e também à quarta divisão em 2020 (agora o caminho será refeito).
O primeiro passo foi a escolha de um novo presidente, após certo clamor de torcedores da equipe, o empresário Guilherme Lawisch (filho do antigo presidente, Helmute Lawisch) assumiu o comando no início desse mês e contratou José Roberto Lucini para ser treinador (é o seu primeiro trabalho no setor), ele atuou no Luverdense como zagueiro entre 2012 e 2015.
Entre os jogadores do elenco, o jovem zagueiro Raphael (20 anos), os meias Fábio Kauê (22 anos), Abu (23 anos) e o experiente Samuel (35 anos, ex-Botafogo-PB) permaneceram após rebaixamento. Aos poucos, o time vai se encorpando em número e qualidade, pois enfrentará o Bahia de Feira na Copa do Brasil logo em fevereiro.