Corinthians apresenta Cristóvão Borges como novo treinador
Corinthians apresentou seu novo treinador hoje e já estreia na próxima quarta contra o Atlético-MG
Depois de muita novela, especulação, chutes da imprensa, enfim o novo técnico do Corinthians foi apresentado. Trata-se de Cristóvão Borges, ex jogador do clube e ex treinador de Vasco, Bahia, Fluminense, Flamengo e Atlético-PR. O novo técnico assistiu a vitória do Corinthians por 3 a 1 contra o Botafogo ontem no camarote da Arena Corinthians e teve algumas conversas com Tite e Cléber Xavier.
Como disse o presidente Roberto de Andrade ontem após o jogo, a primeira e única opção que o clube tentou foi o Sylvinho, impossibilitado de assumir nesse momento devido ao compromisso com a Inter de Milão e com a intenção de concluir o curso de técnicos da UEFA. Sendo assim, o nome de Cristóvão Borges foi bem visto por todos e foi contratado até o final de 2017.
Nos bastidores, comenta-se que em paralelo a recusa de Sylvinho, o clube foi atrás de Eduardo Baptista, técnico da Ponte Preta, Roger, técnico do Grêmio e Fernando Diniz, técnico do Audax, todos recusando o convite. Dizem também que o nome preferido do presidente era o de Oswaldo de Oliveira, técnico do Sport, mas acabou mudando de ideia após ver a grande rejeição da torcida contra o ex treinador do clube. Nas últimas horas, comentou-se o interesse em Wagner Mancini do Vitória, mas surpreendentemente, quem chegou foi Cristóvão Borges.
O novo técnico já comandou um treino hoje pela manhã e deu entrevista coletiva, citando a herança que Tite deixou e o processo de reformulação que a equipe passa. A princípio, irá manter o mesmo esquema que Tite vinha alterando, do 4-1-4-1 para o 4-2-3-1, e disse ter o futebol ofensivo, compactação e toque de bola como base principal para suas equipes. Para sua estreia contra o Galo, fora de casa, ele terá diversos problemas: Walter ficará fora por 1 mês, Cássio não sabe se terá condições, Vilson está lesionado e Balbuena suspenso, Cristian, Elias e Danilo também estão machucados.
Opinião
A escolha de Cristóvão Borges pegou todos os Corinthianos de surpresa. De fato, seu nome não passava na cabeça de nenhum torcedor, e agora é visto com total desconfiança, muito em conta por nunca ter feito um trabalho que desse moral e status para assumir o cargo no Corinthians. Muitos lembram do seu trabalho no Vasco, porém esquecem que o trabalho era realizado pelo Ricardo Gomes.
A diretoria do Corinthians tinha diversas outras opções mais coerentes como, manter a comissão permanente com o técnico do Sub-20 Osmar Loss, deixando a escolha do treinador para o final do ano. Quem sabe no final do ano os técnicos Dorival Jr e Roger não serão liberados dos seus clubes? Poderia também ter apostado em Mano Menezes, profundo conhecedor do ambiente e do clube, opções de técnicos estrangeiros como Aguirre, desempregado, Marcelo Gallardo, do River Plate. Ou até opções com um pouco mais de bagagem, teoricamente, como Guto Ferreira. Com a aposta feita, fica a total incógnita para o time do Corinthians que precisa urgentemente de reforços, um bom zagueiro para substituir a saída de Felipe e um atacante matador, que imponha respeito. Agora nos resta torcer e apoiar, como sempre. Seja bem vindo ao bando de loucos, Cristóvão Borges!