O presidente Andrés Sanchez assumiu o Corinthians em 2008, ano em que disputamos a segunda divisão. Com o slogan de “Renovação & Transparência”, o ex diretor da era Dualib, rapidamente mudou de lado após a queda do ex presidente.
Logo no início, montou um ótimo time que venceu a Série B com folga, trouxe Ronaldo Fenômeno em 2009 e venceu a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista. Em 2011, foi responsável por manter Tite após o vexame da eliminação contra o Tolima e foi compensando com a conquista do Campeonato Brasileiro.
Como Andrés acabou com a reeleição, elegeu o então diretor Mario Gobbi para dar continuidade a sua chapa “Renovação & Transparência”, e conquistou em 2012 a Libertadores da América e o Mundial contra o Chelsea. Em 2013 vislumbrado com o sucesso da equipe, Andrés Sanchez deu declarações sonhadores dizendo que o clube rapidamente se tornaria uma das equipes mais ricas do mundo, quando resolveu pagar R$ 40 milhões por 60% do atacante Alexandre Pato. Neste ano a equipe voltou a ser campeão Paulista e venceu a Recopa Sul-Americana, porém terminou o ano em crise com a saída do técnico Tite.
Já em 2014, Mario Gobbi resolveu trazer o técnico Mano Menezes e o seu último ano no comando terminou de maneira razoável. Já fora de campo, 2014 foi muito agitado. Tomado pela ganância, Andrés Sanchez costurou um acordo com o ex presidente Lula e a Odebrecht e assumiu a responsabilidade em atender todas as exigências da Fifa na construção da sua nova Arena. Fazendo conta de padeiro, Andrés acreditou que a Arena rapidamente seria paga com a venda dos Namings Rights, com a promessa do então prefeito Gilberto Kassab em negociar os CIDs e com o dinheiro de bilheteria, camarotes e outras ações no estadio.
Após a saída de Mario Gobbi, Roberto de Andrade assumiu a presidência em 2015, mais uma vez dando continuidade a chapa de Andrés Sanchez, que virou uma espécie de Supervisor do Corinthians. Atarefado por sua vida política, ele chegou a anunciar que teria saído do cargo e não faz mais parte de nenhuma decisão, mas é evidente que ele é quem manda ainda, visto na contratação totalmente equivocada do Cristóvão Borges sua indicação. Logo na transição 2014/2015, o Corinthians foi obrigado a pagar uma alta quantia em milhões de impostos não pagos pela era Sanchez, desfalcando e muito o já desfalcado caixa.
Ainda que em 2015 o técnico Tite conseguiu fazer milagre com a equipe após a saída de alguns lideres, conquistando o Campeonato Brasileiro. Porém, praticamente todos os jogadores titulares da ótima equipe foram rapidamente negociados, sem esforço algum da presidência. Andrés então deu a infeliz entrevista, dizendo que “Não consegue segurar jogador que quer ser vendido”. Alguns jogadores foram contratados, mas a reposição não foi feita corretamente, e já na metade da temporada, mais jogadores foram negociados a preço de banana, como sempre.
Com todo dinheiro da bilheteria entrando no fundo da Arena, sem a venda dos Namings Rights até agora, o Corinthians está quebrado, com as finanças completamente comprometidas. E toda cúpula da brilhante chapa “Renovação & Transparência” desistiu de seguir o seu lema, visto que esconde as contas do clube há meses. Ninguém sabe de fato quanto deve para a Arena, quanto deve de juros, porque vendemos jogadores a preço de banana. Ninguém sabe também porque o tal Edu dos Gaviões está na diretoria fazendo um péssimo trabalho, não conseguindo pensar e fechar uma negociação sequer. Isso sem citar os escândalos da base, do André Negão citado na lava jato e outra e qualquer novidade que venha aparecer…
Definitivamente o desfecho dessa chapa que tinha tudo para ser como uma das melhores que o Corinthians já teve na história, será bem assustador, tendo o Corinthians lesado pela ganância e negociações obscuras do senhor Andrés Sanchez. Enquanto isso, o torcedor Corinthiano é quem sofre, quem paga um valor totalmente abusivo para comparecer em sua Arena e não ter respostas de nada do que acontece dentro do clube.
Para o futuro do clube, ninguém sabe de fato o que acontecerá, como a Arena será paga e como manter uma equipe competitiva, mas a única certeza que temos é que a Fiel Torcida nunca abandonará a equipe.
FORA ANDRÉS!
Vai Corinthians
@opinatimao
@luizfi
Parceiro de Kauã Basile, o atacante Felipe Rafael é destaque e artilheiro nas categorias de base do Santos em 2024…
No próximo dia 28 de dezembro, o atacante Pedrinho organizará um jogo festivo entre os times “Amigos do Pedrinho” e…
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…