Sem jogar desde o dia 2 de fevereiro, Cristian depende de exames para acertar com o Grêmio.
Cristian viveu grandes momentos com a camisa do Corinthians, conquistou títulos importantes e ganhou muito identificação com o torcedor. Tamanha identificação fez com que o torcida constantemente exigisse a volta do volante. O clube atendeu aos pedidos dos torcedores e o jogador voltou a vestir a camisa do Corinthians. Cristian retornou em 2015 e assinou um contrato de 3 anos. No entanto, desde a sua volta , em nenhum momento, o camisa 16 deu o retorno técnico esperado. O atleta não conseguiu ter grandes sequências. Em 2015, Cristian pouco jogou, era reserva imediato de Ralf na campanha do título brasileiro. Em 2016, devido ao surreal desmanche, o volante teve mais oportunidades, mas em nenhum momento mostrou que poderia tomar conta da posição e dar a tranquilidade devida ao torcedor. Teve uma temporada bem abaixo assim como grande parte do elenco. Em 2017, Carille o deixou fora da relação de inscritos para o paulistão, esclarecendo que não contaria mais com o jogador na atual temporada.
Mesmo à disposição no mercado, por conta do seu alto salário – 500 mil reais – o clube teve dificuldades para negociar o jogador que está em seu último ano de contrato no Corinthians.
Esse negociação não foi uma surpresa, o nome de Cristian é vinculado ao Grêmio desde o começo do ano. Agora é oficial. Assim como Léo Moura e Cortez, jogadores experientes e desacreditados, Cristian poderá se reencontrar no Grêmio.
Um dos estímulos a essa contratação neste momento, foi a lesão do Maicon no qual o meia só retornará aos gramados na próxima temporada. Contudo, o Cristian só vai poder jogar a Libertadores se a equipe avançar de fase e chegar a semifinal. Caso contrário, só atuará no campeonato Brasileiro.
Com um dos salários mais altos do elenco, o Corinthians conseguiu um acordo para dividir os vencimentos do atleta com o clube de Porto Alegre. Por enquanto, não há nada oficial. Mas ao que tudo indica, o clube ainda arcará com metade do salário do jogador. O contrato será até o final do ano.