Atual treinador do Leeds, Marcelo Bielsa está sendo constantemente elogiado ao redor do mundo nas últimas semanas. Isso porque, sua performance no time inglês impressiona desde o acesso à Premier League. Nesse sentido, um dos treinadores que mais o elogia é Pep Guardiola, dizendo que ele é uma das principais inspirações de sua carreira. Entretanto, Bielsa afirmou que o colega espanhol ‘causou muitos danos ao futebol’, ainda que sem querer.
Não necessariamente esses danos são de todo mal, até porque Bielsa elogiou o modo ofensivo de Guardiola construir suas equipes, mas disse que esta maneira de jogar provocou uma consequência: a invenção de sistemas para travarem o jogo.
“Eu acho que o Guardiola causou muitos danos ao futebol. Sem querer, ele proporcionou a invenção de sistemas para times se defenderem de seus times. Esse sistema é ficar com dez jogadores no próprio campo, atrás do círculo central. É um sistema para neutralizar os times do Guardiola, do Klopp, os que tentam jogar”, declarou Bielsa em entrevista ao canal do DAZN no YouTube.
Segundo o treinador, em alguns casos a resposta para um estilo de jogo ofensivo é essa mesmo, mas, infelizmente, isso tem se tornado cada vez mais comum nos dias atuais. Portanto, times mais fracos estão cada vez mais colocando seus jogadores no campo de defesa e abdicando de jogar futebol.
Foto destaque: Reprodução/Getty Images
Se na lateral-direita o Santos buscou Igor Vinícius, na lateral-esquerda o Peixe emprestou o lateral Kevyson ao Sport até o…
Comandante da categoria sub-20 do São Paulo, Allan Barcellos vem se destacando no Brasil pelo excelente trabalho realizado nas categorias…
Cria do Santos e do Atlético MG, o jovem Alex Fernandes completou 100 jogos na carreira atuando no futebol internacional.…