Final da Liga dos Campeões quebrou cinco recordes; confira

A final da Liga dos Campeões chegou ao fim, mas a final deixou alguns recordes para a história da competição e do futebol europeu.

A final da Liga dos Campeões chegou ao fim, mas a final deixou alguns recordes para a história da competição e do futebol europeu.

1- Primeiro estadunidense campeão europeu

Pulisic se tornou o primeiro jogador dos Estados Unidos da América a conquistar a Liga dos Campeões. Além disso, o atacante foi o primeiro a disputar uma final da competição. Curiosamente, se o Manchester City fosse campeão, também haveria um estadunidense campeão: o goleiro Zack Steffen.

Pulisic – Foto: Getty Images

2- Primeiro país a receber duas finais da Liga dos Campeões consecutivas

Com a organização da final da Liga dos Campeões, Portugal se tornou o primeiro a país a conseguir organizar duas finais da competição consecutivamente. Isto porque em 2020, o Bayern de Munique derrotou o PSG na final que aconteceu no Estádio da Luz.

Além disso, o país foi o primeiro a receber finais europeias em três anos consecutivos. Em 2019, o Estádio do Dragão já tinha recebido a final da UEFA Nations League.

3- Primeiros jogadores campeões da Youth League e da Champions League

Pela primeira vez, jogadores que foram campeões da UEFA Youth League (Liga dos Campeões Sub-19), também conquistaram a Liga dos Campeões. Mason Mount, Tammy Abraham Christensen venceram a Youth League em 2014/2015 e 2015/2016 e conquistaram o recorde.

4- Primeiro goleiro africano a vencer a Liga dos Campeões

Edouard Mendy, goleiro do Chelsea se tornou no primeiro goleiro africano a conseguir vencer a Liga dos Campeões da UEFA. Apesar de Bruce Grobbelaar ter sido campeão europeu pelo Liverpool, em 1984, a competição disputada ainda era a Copa dos Clubes Campeões Europeus.

Mendy – Foto: Getty Images

5- Primeiro artilheiro nascido no século XXI

A final da Liga dos Campeões trouxe a confirmação de um fato que já era óbvio, Erling Haaland terminou a competição como artilheiro, com 10 gols. Sendo assim, o norueguês foi o primeiro jogador nascido depois de 2000 a conquistar a artilharia.

Erling Haaland – Foto: Getty Images
Outras curiosidades:

1- Todos os gols do Chelsea na competição foram marcados dentro da grande área;

2- Há seis anos que o artilheiro da competição não tinha marcado pelo menos 10 gols: Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo tinham feito isso pela última vez em 2015/2015;

3- Pep Guardiola perdeu uma final da Liga dos Campeões pela primeira vez;

4- Havertz é o sexto jogador mais jovem a fazer gol na final da Champions League;

5- O Chelsea fez gol nas três finais da Liga dos Campeões que disputou.

Foto: Getty Images