Klopp e Guardiola criticam decisão da Premier League
Em duas temporadas prejudicadas pelo achatamento do calendário, a decisão em permanecer com as cinco substituições ficou a cargo das próprias ligas. A LaLiga, Bundesliga, Calcio e Ligue 1 aderiram ampliar as alterações, porém a Premier League não adotou.
A determinação foi bem questionada e agora no decorrer da temporada os problemas começam a surgir: desgaste muscular, lesões, rendimento abaixo do esperado, entre outros. Com isso, em entrevista a Sky Sports, Jürgen Klopp e Pep Guardiola criticaram duramente a decisão imposta pela Premier League.
Perguntado sobre a importância das cinco substituições, Klopp respondeu: “Todas as equipes precisam entender por que isso é tão útil. Não é uma vantagem, é uma necessidade. 100 por cento”. Acrescentou ainda a comparação com as outras competições: “Isso acontece em todos os outros países e aqui tornamos a competição um pouco mais divertida, tendo apenas três subs. Isso é realmente incrível, então temos que conversar novamente.”
A ideia do treinador alemão é colocar o mais rápido possível a regra dos substitutos em prol de amenizar possíveis lesões futuras dos jogadores: “No meu entendimento, é falta de liderança. É a única grande liga onde você tem apenas três substitutos. Surpresa.”
Assim como Klopp, Guardiola também concorda com a mudança da regra: “Em todo o mundo são cinco substituições, mas aqui acreditamos que somos pessoas mais especiais”. Completou criticando a liga por não zelar pela integridade dos atletas: “Não protegemos os jogadores e é por isso que é um desastre.”
Possibilidade de abrir votação
Segundo apurou a Sky Sports News, existe a possibilidade da Premier League adotar a regra na metade da temporada. Entretanto, tal decisão irá depender dos votos necessários para a medida avançar, já que foram abertas duas vezes para a votação e não chegou no número previsto.