Derby de Manchester provocou 37 mortes, afirma estudo
Todas as partidas antes da pandemia mundial do coronavírus trazem consequências para os momentos atuais. Prefeito de Bérgamo, Giorgio Gori, vê o jogo da Champions League entre Atalanta e Valencia como uma “bomba biológica“. Na ocasião, mais de 40 mil torcedores viajaram para Milão para acompanhar o jogo no San Siro. A cidade do prefeito foi um dos locais que mais sofreram com o novo vírus.
Contudo, agora, um novo estudo, produzido pela Edge Health e publicada no periódico inglês The Guardian, revelou que o Derby de Manchester – disputado no dia 8 de março – provocou, posteriormente, a morte de 37 pessoas.
Segundo o site da Premier League, o público naquele confronto foi de 73.288 torcedores. Deste modo, o número fica próximo à uma morte a cada dois mil torcedores.
A mesma empresa realizou outro estudo, neste, ela cita a partida entre Liverpool e Atlético de Madrid, disputado em Anfield. A Edge Health, em sua publicação, diz que a partida válida pela Champions League provocou 41 mortes. De fato, os números são assustadores e mostram que as medidas dos governos foram tardias.
Manchester City e Manchester United se enfrentaram no dia 8 de março, em Old Trafford. A partida foi vencida pelo time pelos Red Devils, comandados por Solskjaer, com gols marcados por Martial e McTominay. Três dias depois, Atlético de Madrid e Liverpool se enfrentaram pelas quartas de finais, este confronto, com vitória e classificação da equipe comandada por Diego Simeone.
Foto de capa: Getty Images.