A importância da contratação de Arévalo Rios para o futebol na Guatemala
Apesar de pouco comentado, o esporte guatemalteco ultimamente tem atraído alguns atletas estrangeiros para o seu campeonato, por exemplo entre os brasileiros se tem o atacante Léo Bahia ex-Ferroviário e Brasil de Pelotas, além de argentinos, colombianos, equatorianos, canadenses, estadunidenses, mexicanos, salvadorenhos, trinitino (entre outras nacionalidades). Se tem também jogadores com passagens pela Copa do Mundo como o goleiro panamenho José Calderon e o zagueiro costarriquenho Michael Umana, ambos do Comunicaciones. Porém, a última semana o modesto Deportivo Sacachispas contratou o volante Arévalo Rios, muito conhecido no Uruguai.
Aos 39 anos, a maior contratação do futebol na Guatemala tem como títulos a Copa América (três participações), a Liga Mexicana Apertura, além da primeira e segunda divisões no Uruguai. Pela seleção nacional atuou em 90 jogos e fez parte da Copa do Mundo de 2010 (chegando a semifinal) e 2014, complementando as Olímpiadas 2012 e Copa das Confederações em 2013 no Brasil. Em termos de time, o atleta passou pelo Peñarol, Monterrey, Botafogo (chamado por Loco Abreu, atuou em 15 partidas no ano de 2010), Club Tijuana, Palermo da Itália, Chicago Fire, Tigres, Racing, Libertad, entre outras agremiações.
O time novato na primeira divisão do país ficou na fase de grupos no Apertura e com a contratação do experiente meio-campista mostra sinais que busca evoluir na disputa do Clausura. Entre os estrangeiros, o defensor Jamal Jack (passou por times da Guiana, El Salvador e Estados Unidos), Jonathan Lozano (estava no futebol peruano), Omar López (meia que estava sem clube na última temporada), além dos atacantes Diego Ávila (estava na República Dominicana) e Leandro Rodríguez (passou pela Itália e Costa Rica). O brasileiro Fredy Marques deixou a agremiação para jogar no América Chimaltenango.
Foto de capa: Deportivo Sacachispas.