Após perder ação para o Santos, meia recebe sondagem do futebol europeu
Após sofrer derrota na Justiça do Trabalho e ser obrigado a retomar suas atividades com o elenco Sub-20 do Santos, o meia Victor Yan de 20 anos, recebeu sondagens de clubes europeus nos últimos dias, do Elche da Espanha, do Estoril de Portugal e também do Olympiacos da Grécia.
Na Justiça, o jogador e seu staff questionaram o período de contrato assinado com o Santos, com quem tem vínculo até 30 de agosto de 2.022. Com o processo em andamento, o jogador ainda não foi chamado para uma possível negociação, e a partir de 28 de fevereiro, pode assinar pré-contrato e sair de graça do Santos, no término do seu vínculo.
Como o jogador não conseguiu espaço no elenco principal até o momento, a ida para o futebol europeu, ainda que para equipes de menor destaque, é vista com bons olhos, por ambas as partes. No início do ano, quando o treinador era Ariel Holan, o jogador chegou a compor o elenco principal, mas não chegou a ser utilizado, e acabou voltando às categorias de base.
Pelo elenco profissional, Victor Yan atuou apenas uma única vez, em 2018, quando tinha 16 anos. Dois dias depois, durante treinamentos, fraturou o tornozelo, onde passou por várias dificuldades para se recuperar, e atrasou sua evolução no clube. O jogador era companheiro do atacante Rodrygo e acumulou várias convocações para as categorias de base da Seleção Brasileira.
Dos direitos federativos de Victor Yan, o Santos detém 80%, e o contrato prevê uma multa rescisória de 50 milhões de euros, aproximadamente R$ 306 milhões. Outra possibilidade é com a chegada do novo treinador, que ao que tudo indica ser Fábio Carille, o volante possa ter mais oportunidades e seja promovido novamente ao elenco profissional.
(Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)