| |

Julian Nagelsmann é o nome favorito de Laporta para assumir o Barcelona

Segundo Manu Carreño, em El Larguero, o novo presidente do Barcelona, Joan Laporta, não é um grande fã de Ronald Koeman. Ele respeita o treinador, mas não o teria contratado para liderar seu projeto. Apesar disso, o dirigente não descarta iniciar a próxima temporada com o holandês, que vem evoluindo no comando dos catalães. No entanto, o nome preferido para Laporta é Julian Nagelsmann.

Nos últimos anos, o treinador alemão é uma das principais sensações devido ao grande trabalho no Hoffenheim e no RB Leipzig, onde continua até hoje. Com a equipe, ele chegou às semifinais da última edição da UEFA Champions League eliminando o Atlético de Madrid. Desse modo, ele já esteve na mira de gigantes do futebol europeu, como Bayern de Munique, Real Madrid, Manchester City.

Imagem: Julian Finney – UEFA/UEFA via Getty Images

Dessa forma, Laporta tem certeza de que Koeman continuará como treinador do Barcelona para a próxima temporada, mas sabe que ele não é um personagem comprometido com o estilo de futebol que o presidente deseja promover no clube. Por essa razão, ele espera que haja uma mudança para a temporada 2022/23. O nome de Nagelsmann é interessante, já que ele aposta em jovens promissores, ataque posicional, pressão após a perda da bola e  muita troca posicional de peças para construir o jogo.

O que pode pesar contra Nagelsmann?

Por outro lado, o alemão ainda não sabe como funciona a instituição e nenhuma experiência em um clube gigante. Porém, Joan Laporta, que já foi presidente do Barcelona, se destaca por suas decisões arriscadas no banco. Além disso, Nagelsmann é um dos melhores treinadores de sua geração. Dessa maneira, a diretoria segue confiando em Ronald Koeman para a próxima temporada, mas os conceitos da nova escola alemã, representado por Nagelsmann, está próximo de chegar na equipe Blaugrana.