Mesmo atrasado, o planejamento de 2019 no Santos começa por Abel Braga
Com a chegada do final de ano, as férias são mais que esperadas para os jogadores, no futebol brasileiro. Mas só para os jogadores, pois comissão técnica e diretoria trabalham duro, para formular o elenco da próxima temporada. Enquanto os jogadores descansam, viajam, participam de eventos beneficentes, os dirigentes negociam reforços, e no Santos, com certeza não será diferente neste fim de ano. O primeiro trabalho intenso de negociação é acertar o treinador, que ao que tudo indica, será Abel Braga, que deve ser anunciado nos próximos dias.
O planejamento para 2019, está atrasado, até porque o time ainda não tem seu comandante definido. Do elenco atual, não se sabe quem seria aproveitado pelo próximo comandante, muito menos quem pode ser dispensado, e ainda tem aqueles jogadores que retornam de empréstimo. Para 2019, o Santos terá o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e a Copa Sulamericana. O acerto com Abel Braga está encaminhado, porém a concorrência com o Flamengo existe, pois o clube carioca não conseguiu acertar a contratação de Renato Gaúcho, que renovou com o Grêmio.
Para o elenco, a diretoria deve sair às compras para contratar um zagueiro, um lateral esquerdo, um volante, um meia e também um centroavante. Do atual elenco, o trabalho no momento é em cima das renovações. O lateral esquerdo Dodô, destaque de 2018, tem seu vínculo com o Santos até o dia 31 de dezembro, e tanto a diretoria, quanto o jogador estão empenhados em chegar a um desfecho bom, inclusive com o jogador aceitando abrir mão de parte do seu salário para continuar no Santos em 2019. Diego Pituca é outro jogador que negocia sua renovação, mesmo tendo contrato até 2021. O problema é que o jogador, desconhecido até o meio da temporada, aproveitou bem sua chance e firmou no time titular, e como tem uma multa rescisória baixa, em torno de R$ 8 milhões, outros clubes já estão de olho na situação do atleta.
Para 2019, Léo Cittadini não deve continuar no Santos, e também não deve deixar muitas saudades. Já o artilheiro do Campeonato Brasileiro, o atacante Gabigol, que tem seu empréstimo até o dia 31 de dezembro, dificilmente terá seu empréstimo renovado e seu destino deve ser o Everton, da Inglaterra, mas também é sondado por clubes brasileiros como, Palmeiras, Flamengo e Corinthians. Outra perda para 2019 é o volante Renato, que anunciou sua aposentadoria dos gramados, porém o volante ídolo da torcida santista, seguirá no Santos, agora como Diretor Executivo.