| |

Rafinha chega a Porto Alegre neste domingo para assinar contrato com o Grêmio

No fim da tarde de sábado (27), o lateral-direito Rafinha aceitou a proposta do Grêmio e é esperado neste domingo, em Porto Alegre, para assinar o vínculo de uma temporada com o clube gaúcho. Assim, após a insistência do técnico Renato Portaluppi, o atleta de 35 anos será jogador do Imortal. Ele está no Rio de Janeiro e deverá desembarcar na capital gaúcha à tarde para realizar exames médicos e em breve ser anunciado oficialmente como novo reforço.

Nesse sentido, a negociação começou e terminou no sábado. Em um período de quatro horas, uma proposta enviada pelo Tricolor para o ex-jogador Lincoln, empresário de Rafinha, foi aceita pelo lateral-direito. Assim, o atleta, que atuou no Olympiacos, da Grécia, na última temporada, quase acertou seu retorno ao Flamengo. No entanto, a negociação foi encerrada após um desentendimento das partes. Por fim, o retorno de Renato, na sexta-feira, do recesso que recebeu junto dos jogadores titulares foi fundamental para o Tricolor ir atrás do lateral.

Renato Portaluppi foi essencial para contratar Rafinha

Foto: Getty Images

Dessa forma, na última segunda, o presidente Romildo Bolzan Júnior chegou a descartar a contratação. O presidente, em entrevista ao Globo Esporte, o projeto de usar cada vez mais os jovens das categorias de base era prioridade: “Conversamos (eu e Renato), mas externei, estabeleci este raciocínio e acabou aí. Quando há uma voz presidencial, há uma voz presidencial. Muitas vezes cedemos, mas, desta vez, pelo projeto, não fizemos algo desta natureza”, garantiu Romildo.

Contudo, há algumas semanas, Renato falou com Rafinha por telefone para entender a situação do atleta. Naquela altura, ele negociava com o Flamengo, portanto a conversa não evoluiu. No entanto, após a frustração na negociação de retorno ao clube carioca, a porta do Grêmio se abriu para Rafinha e o atleta aceitou prontamente a oferta feita pelo clube. 

Há exatamente uma semana, o Flamengo havia comunicado oficialmente que estava se retirando das negociações para repatriar Rafinha. A justificativa, segundo a direção flamenguista, foi o desacerto financeiro. No mesmo dia, o próprio jogador negou o motivo. Por fim, Campeão da Libertadores e do Brasileirão de 2019, Rafinha rescindiu o contrato com o Flamengo em agosto de 2020 para retornar à Europa, pelo Olympiacos. Agora, é a vez de vestir a camisa do Imortal.