Bolsa de estudos beneficia atletas a chegarem no ensino superior
O incentivo é concedido através da Agap
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? Brilhar nos gramados e viver somente do esporte. Mas a realidade é totalmente diferente, e cada vez mais é preciso ter um segundo plano. A carreira de jogador é curta, e uma hora o atleta vai se aposentar. E aí aquela pergunta: O que vou fazer depois de encerrar minha carreira? Muitos pensam em se seguir dentro do futebol. Mas é preciso se preparar!
O Sindicato de Atletas de SP, tem como premissa cuidar de gente e oferece a seus sócios vários benefícios, dentre eles o programa de bolsa de estudos. Que permite que o atleta ingresse no ensino superior. O estudo é subsidiado em até 70% da mensalidade limitado a R$ 800,00 (oitocentos reais) mensais.
Para Martorelli, Presidente do Sindicato de Atletas de SP, a entidade possui duas vertentes de trabalho: Uma é a relação de trabalho e a outra é a condição social.
“Oque a gente puder fazer para aumentar os benefícios, e dar uma condição social para o atleta faremos. E oferecer essa possibilidade é um golaço que a gente marca, conclui”.
A bolsa é solicitada através da Agap (Associação de Garantia ao Atleta Profissional). No primeiro semestre do ano, o pedido é feito em janeiro e no segundo semestre, o pedido é feito em julho.
Para aderir o atleta tem que enviar o RG, CPF ou carteira de habilitação junto com a ficha cadastral disponibilizada no site http://www.agap-sp.com.br/. E comprovar dois anos como jogador profissional, e ser filiado a Agap. O valor da taxa de anuidade de R$99,80.
A Agap recebe a solicitação, e encaminha para a Faap (Federação das Associações dos Atletas Profissionais). A Faap é quem rege todo sistema ela é a Federação das Agaps. Após a solicitação a documentação é submetida à análise. Esse órgão tem o poder de indeferir e deferir o pedido.