Caçula do estado, Betim Futebol mostra organização, estrutura e “sofrimento” de time grande na luta pelo acesso à Série A
Muita emoção e reviravoltas. Esses são os principais temperos da incrível campanha do Betim Futebol no Módulo II do Campeonato Mineiro. Equipe mais jovem dentre todas as divisões do estadual, o “Time da Cidade”, como é chamado, nasceu em maio de 2019 e, logo de cara, deu show na Segunda Divisão ao conquistar o vice-campeonato. Em 2020, início complicado no Módulo II, 7 pontos em 6 jogos, 7º lugar na tabela e… pandemia!
O cenário que parecia desanimador com a parada das competições serviu como uma espécie de “reunião de condomínio” para colocar as ambições novamente nos eixos e reforçar ainda mais o elenco. Dessa forma, após a retomada, o que muitos pensavam ser impossível foi alcançado. Em cinco partidas, o Betim Futebol conquistou quatro vitórias e um empate, marcando seis gols e levando apenas um. Foi assim, com esse aproveitamento impressionante, que os comandados de Emerson Ávila garantiram o clube no Quadrangular Final do estadual.
Na segunda fase, início complicado, com um empate e duas derrotas nas três primeiras partidas, o que obrigou o clube a vencer os três jogos restantes para seguir sonhando com o acesso à elite do futebol mineiro. Resultado? Duas vitórias, até aqui, e, com isso, a chance de subir com um triunfo simples, em casa, no jogo do próximo sábado contra o Athletic. Para o volante Leandro Salino, o próximo compromisso deve ser encarado como o jogo da vida de cada um.
“Depois de tudo que passamos nesse campeonato, é muito satisfatório chegar na última partida do Quadrangular (Final) dependendo só de nós para fazer a história acontecer. Enfrentaremos um dos melhores times da competição, que está na nossa frente na tabela, mas temos aqui um grupo que tem qualidade, que se respeita, que trabalha muito e, principalmente, que não se entrega. O resultado tá aí pra todo mundo ver! Nas duas vezes que nos deram como mortos, fomos lá e fizemos nossa parte. No próximo sábado, jogaremos o jogo de nossas vidas pelo resultado positivo, porque sabemos o valor dessa vitória para nós jogadores, para todos do clube e para a cidade. Queremos marcar nosso nome aqui, então o torcedor pode ter certeza que empenho e concentração não faltarão”, disse o experiente volante, uma das referências da equipe.

Além da chance de acesso, outra possibilidade se desenhou favorável ao Betim Futebol com a combinação de resultados da última rodada. Caso o Time da Cidade vença o Athletic e Pouso Alegre perca para o Nacional de Muriaé, o título do Módulo II fica em Betim. Um dos destaques do time tricolor é o centroavante Paulo Henrique, goleador da equipe e um dos artilheiros da competição, que ratifica a fala de Salino e prefere manter o foco apenas na vitória.
“A verdade é que temos que fazer a nossa parte. Não devemos e não vamos nos preocupar com outros jogos ou equipes. Trabalharemos a semana inteira focados na nossa partida e naquilo que precisamos fazer para colocar o Betim na Série A do Mineiro. É uma final de campeonato na Arena Vera Cruz, então temos que trabalhar muito forte essa semana para fazer nosso papel no sábado, porque ainda não conquistamos nada. Sabemos que uma vitória simples nos classifica, então, é por isso que lutaremos. O resto será consequência do trabalho que estamos desempenhando aqui nos últimos três meses”, finalizou o homem-gol do Betim.