|

Chiang Rai, cidade do milagre e de muitos brasileiros em campo

Todos sabem do salvamento de 13 pessoas do time amador Javalis Selvagens, mas poucos pensam que a cidade possui um time profissional e com brasileiros em demasia

 

Ekkapol Chantawong (25 anos, treinador-assistente), os goleiros Ekkarat Wongsookchan (14 anos), Pipat Bodhi (15 anos) e Prajak Sutham (14 anos), os defensores Panumas Saengdee (13 anos) e Phornchid Kamluang (16 anos), no meio-campo Adul Samon (14 anos), Peerapat Sompiangjai (16 anos) e Sompong Jaiwong (13 anos), os atacantes Duangpetch Promthep (13 anos), Chanin Wiboonrungrueng (11 anos) e Nattawut Takamsai (14 anos), além do colaborador Mongkol Boonpium (14 anos). Agora conhecidos e reverenciados no mundo inteiro, abriu margem ao conhecimento do futebol como todo.

Por isso vamos contar um pouco da história do Chiangrai United Football, atual quinto lugar do Campeonato Tailandês, campeão da Taça da Liga da Tailândia e ficou na terceira eliminatória da Champions League da Ásia para o Shanghai SIPG (China). No atual elenco tem o zagueiro Victor ex-São Bento e o quarteto de ataque com o atacante Bill (com passagens pelo Ceará e Coritiba), William Henrique (revelado no Vitória), Gilberto Macena (estava no Bangkok United) e Cleiton Silva (estava no Shanghai Shenxin, da China). Além disso o treinador Alexandre Gama é o treinador (possui dois Campeonatos Nacionais, uma Taça da Liga Tailandesa e três Supertaças Tailândia).

Imagem: Chiangrai United (Tailândia).

A relação entre Chiangrai e Brasil é extensa com vários atletas. No ano passado o zagueiro Everton e o meia Vander (ambos foram para o Bangkok United), além dos atacantes Rafael Coelho (atualmente sem clube) e Felipe Azevedo (está no Ceará). Em 2016, os meias Wellington Bruno (revelado no Flamengo) e Alex Henrique, os atacantes Dennis Murilo (continua na Tailândia) e Danilo Cirino estavam no elenco. Mesmo no início de suas atividades em 2009 já existiam brasileiros na equipe, o atacante Edvaldo (2010 e já aposentado), o goleiro Alonso, os defensores Toyo e Uillian, além do atacante Leandro Assumpção (em 2011).

A equipe imita a evolução do futebol tailandês e do continente asiático que contratam muitos brasileiros para deixar as equipes em condições de competir em um nível interessante. Ao decorrer dos anos, a contratação de desconhecidos foram para de atletas renomados do futebol nacional (principalmente advindo da Série B). O atual líder do campeonato é o Buriram United com 53 pontos em 22 jogos, seguido pelo Bangkok United com 46 pontos (ambos estão garantindo vaga na Liga dos Campeões da Ásia), o rebaixamento nesse ano são incluídos cinco times.

Imagem de capa: Chiangrai United (Tailândia).