Cinco conceitos táticos que são usados no futebol

1- Amplitude.

2- Blocos: alto e baixo.

3- Jogo direto.

4- Transição.

5- Pressão.

O que é amplitude? E por que usá-la? Ela ocorre quando você tem um jogador aberto em cada lado do campo. O objetivo dela é fazer com que o sistema defensivo do adversário abra e com isso os espaços apareçam.

 
Foto: Premiere.
 

O que são blocos altos e baixos?

Bloco alto é o nome dado à estratégia que coloca a linha defensiva da equipe distante do seu gol. Geralmente o bloco alto acontece quando todos do time estão no campo adversário.

 
Foto: TRT Spor.
 

Já o bloco baixo se dá quando a equipe está recuada e mais próxima ao seu gol. Os jogadores ficam bem atrás da linha de meio campo.

 
Foto: Sky Sports.
 

O jogo direto, por sua vez, ocorre quando a equipe não se preocupa muito em trocar passes com a bola em seu pé e com isso aposta em um jogo mais simples. O jogo direto nada mais é do que um chutão para frente em busca de uma casquinha do centroavante enquanto os pontas passam em velocidade para receber a bola.

Mas e a transição, quando acontece? A transição é o momento em que a equipe está saindo em velocidade da defesa para o ataque com troca de passes ou quando ela está saindo do ataque para defesa no momento da recomposição.

Já o termo pressão caracteriza a ação de pôr jogadores para marcar a saída de bola do rival com quatro ou mais jogadores. A pressão é o famoso “aperta em cima”.

 
Foto: Sky Sports.
 

Foto de capa: SE Palmeiras.

Por Ícaro Caldas Leite

@icaroanalises