|

Conheça a Canadian Premier League, o surgimento do futebol canadense

O primeiro ano da liga propriamente do Canadá, o campeonato tem a presença de sete equipes, todavia existem outros clubes que disputam a Canadian Championship, o que eleva o futebol do país

 

A Canadian Premier League conta com os times do Cavalry, Forge, FC Edmonton, York9, Pacific, Valour e HFX Wanderers. Esses são os percursores, todavia existe o campeonato mata-mata que possui a presença de clubes que disputam o campeonato estadunidense (Impact Montréal, Toronto FC, Ottawa Fury e Vancouver Whitecaps).

Contudo nossa análise é centrada nos clubes canadense e no que podem oferecer de interessante a federação que engloba os continentes da América do Norte e América Central (além das Guianas e Suriname da América do Sul). O Cavalry FC eliminou o Vancouver Whitecaps (Canadian Championship) e atualmente é o líder da liga canadense.

A equipe conta com o brasileiro Oliver Minatel (que estava no South Melbourne, da Austrália) e tem passagens pela base do PSV e no Nacional da Madeira. O outro destaque é o congolês Dominique Malonga que já atuou no Brescia, Real Murcia, Elche e Servette (Suíça), seu melhor momento na carreira foi no Hibernian (22 gols em 52 partidas).

O vice-líder da competição é o Forge FC que conta com o zagueiro experiente David Edgar (ele tem participação em três Copas Ouro pela seleção canadense), além disso possui passagens por Newcastle, Burnley (com 114 jogos e 4 gols pela equipe), Swansea City, Birmingham, Huddersfield Town e Sheffield United, todos da Inglaterra.

O FC Edmonton é o clube com a maior presença de estrangeiros na competição (10 ao total), dentre os nomes podemos destacar o volante haitiano James Marcelin (jogou a Copa América em 2016) e tem passagens por FC Dallas e Portland Timbers, além do atacante nigeriano Tomi Ameobi que atuou no Doncaster Rovers e no Forest Green.

O quarto colocado é o York9 Football Club que tens em seu elenco, o meio-campista Kyle Porter (atuou pela seleção canadense na Copa Ouro de 2013), além disso passou por equipes Energie Cottbus (B), Vancouver Whitecaps, DC United e Richmond Kickers. Já chegando na parte final da análise veremos o Pacific FC.

 
Créditos: Eric Bolte/USA Today Sports.
 

O clube conta com o atacante Nakajima-Farran (de 35 anos que disputou a Copa Ouro de 2007, 2009, 2011 e 2013 pelo Canadá), um dos principais nomes do país atuou por Tokyo Verdy, Nordsjælland, Brisbane Roar, AEK Larnaca (Chipre) e Pahang FC (Malásia). O atleta conquistou títulos na Dinamarca, Japão e Austrália (primeira divisão).

O sexto lugar é o Valour FC que conta com um trio de experiência do meio para frente, o espanhol José Galán com passagem pelo Cultural Leonesa, o croata Josip Golubar que estava no NK Varazdin e o centroavante italiano Michele Paolucci que tem passagens pela Juventus, Atalanta, Udinese, Vicenza (11 gols em 41 jogos), Palermo e Catania.

Finalizando o HFX Wanderers tem um atacante que atuou no futebol brasileiro, o colombiano Luis Perea passou pelo Criciúma em 2014 (passou em branco nos três jogos), no mais jogou pelo Atlético Nacional, Universidade César Vallejo (Peru) e o La Equidad (Equador). O seu melhor momento foi no Léon de Huánuco (com 23 gols em 42 jogos).

Foto de capa: Cavalry (Canadá).