O bi-campeão do campeonato vanuatuense (2017 e 2018) tem em seu elenco 21 atletas, sendo três deles brasileiros
A competição continental na Oceania passou por algumas mudanças nas últimas temporadas. Atualmente consiste em uma primeira fase com quatro times (campeões de suas ligas e definido pelo ranking da FIFA). Os representantes foram o Pago Youth (Samoa Americana), Lotoha´apai United (Tonga), Kiwi FC (Samoa) e Tupapa Maraerenga (Ilhas Cook).
Na disputa os dois últimos acima passaram para a fase de grupos que consiste em 16 times (representando aos países de Nova Caledônia, Papua Nova Guiné, Taiti, Vanuatu, Ilhas Salomão, Fiji, Nova Zelândia, Samoa e Ilhas Cook). No grupo C estava o Erakor, Kiwi, Ba FC (Fiji) e o atual campeão o Team Wellington (Nova Zelândia).
Nos embates até que o time de Vanuatu não decepcionou, porém o favoritismo foi confirmado pelo lado fijiano e neo-zelandês. O Erakor venceu o Kiwi por 2 a 0 (gols de Pepeta e Axiel Ruben), empatou com o Ba por 1 a 1 (gol de Tony Kaltack) e perdeu para o Team Wellington por 3 a 0. Sendo eliminado pelo saldo de gols (3 contra 6 do adversário).
Falando em termos de elenco, o goleiro Serge Daniel (somente atuou na equipe), o zagueiro Jason Thomas (vestiu a camisa da seleção nacional no sub-17, 19 e 20, além da principal na Nations Cup e tem passagem pelo Solomon Warriors, das Ilhas Salomão), o também defensor Jesse Kalopong compõe a dupla de zaga.
Jackson Tasso (jogou no sub-19 da seleção e pelo Amicale, um dos times detentores de um hexa consecutivo no país) é o lateral-esquerdo. O volante Raoul Coulon (jogou a Nations Cup e atuou também pelo Tupuji Imere, atual campeão de Vanuatu), o meia Kaltfer Kaltack (atuou pelo Hekari United, de Papua Nova Guiné, último vencedor da liga fora da Nova Zelândia).
Fechando a linha, o meia Godine Tenene (atuou no Spirit 08 FC, que foi rebaixado em 2016 e ainda não conseguiu retornar a divisão de elite em Vanuatu). No ataque Michel Coulon (a principal revelação da equipe no momento). Vale ressaltar a presença do meia Jacky Axiel Ruben e dos atacantes Tony Kaltack e Johnathan Spokeyjack.
Sobre os brasileiros, contamos com a presença do lateral-direito Diego Benedito. O titular nas três partidas, foi revelado pelo Guaratinguetá e passou por Pogoń Szczecin (Polônia), Esteghlal Ahvaz (Irã), Ballenas Galeana (México), Estanciano-SE, Amicale (Vanuatu), Rewa (Fiji) e Marist (Ilhas Salomão). Podemos dizer que é um conhecedor da Oceania.
O principal dos nomes é o atacante Pepeta (o conhecido “Pepeta do Mal”, atuou nas três partidas, sendo uma delas saindo do banco). O atleta passou Atlético Itapemirim, Rio Branco (onde foi campeão capixaba), Estanciano, Estrela do Norte, Serra, além de Amicale e Rewa. Para finalizar o atacante Alexandre da Silva, de 21 anos (que não atuou na competição).
Foto de capa: Massimo Colmbini.
Se na lateral-direita o Santos buscou Igor Vinícius, na lateral-esquerda o Peixe emprestou o lateral Kevyson ao Sport até o…
Comandante da categoria sub-20 do São Paulo, Allan Barcellos vem se destacando no Brasil pelo excelente trabalho realizado nas categorias…
Cria do Santos e do Atlético MG, o jovem Alex Fernandes completou 100 jogos na carreira atuando no futebol internacional.…