Cristiano Ronaldo: 100 gols pela seleção portuguesa
A semana de Cristiano Ronaldo foi avassaladora. Dono de 4 Bolas de Ouro, o português acostumado a quebrar recordes, fez mais um feito importante, outro pela sua seleção. Marcou 100 gols por Portugal. No confronto contra a Suécia, na terça-feira (08), o craque fez os dois gols da vitória da sua seleção, contabilizando 101 gols, número que o tornou o primeiro europeu a passar de uma centena de gols pela seleção de seu país.
O centésimo gol de CR7 saiu aos 45 minutos do primeiro tempo, resultado de uma bela cobrança de falta. Já o seu segundo gol na partida, foi um chute bem colocado no lado esquerdo do gol defendido por Olsen.
O camisa 7 da seleção portuguesa e da Juventus, agora ocupa a segunda colocação na tabela dos maiores artilheiros de seleções da história. O iraniano Ali Daei é o primeiro colocado com seus 109 gols em 149 partidas pelo seu país. CR7 tem 101 gols em 165 jogos. Porém, Portugal ainda tem mais duas partidas para ser disputadas em 2020, confrontos que podem permitir que Cristiano Ronaldo diminua essa diferença, ou até estabeleça uma nova marca.
Histórico de Cristiano Ronaldo na seleção portuguesa
CR7 foi convocado pela primeira vez para jogar pela seleção de Portugal em 2003, para um confronto contra o Cazaquistão, na qual os portugueses venceram por 1 a 0. Em 2004, o craque começou a sua longa lista de gols pela seleção portuguesa, marcou seu primeiro gol em uma partida que terminou com a vitória de Cristiano e seus companheiros por 2 a 1, contra a Grécia.
Em 2006, o craque jogou a sua primeira Copa do Mundo da FIFA, e na fase de qualificação foi o melhor marcador da zona europeia, saiu da competição com sete gols, na qual o seu primeiro gol em uma Copa foi em frente ao Irã, de pênalti. Dois anos mais tarde, na Eurocopa de 2008, Cristiano Ronaldo marcou mais oito gols pelo seu país. E após a eliminação de Portugal para a Alemanha, Carlos Queiroz foi escolhido como novo técnico da seleção, treinador que passou a braçadeira de capitão para CR7.
Na copa da África do Sul, Cristiano quase não foi convocado por conta de uma lesão. Mesmo contra a vontade do Real Madrid – seu clube na época – foi para o continente africano, e foi dúvida na maioria dos jogos. Mas no dia 21 de junho, marcou o sexto gol da vitória de 7 a 0 dos portugueses em cima da Coréia do Norte, na qual terminou o seu jejum de dezesseis meses sem marcar pela seleção.