Cristiano Ronaldo: 100 gols pela seleção portuguesa

A semana de Cristiano Ronaldo foi avassaladora. Dono de 4 Bolas de Ouro, o português acostumado a quebrar recordes, fez mais um feito importante, outro pela sua seleção. Marcou 100 gols por Portugal. No confronto contra a Suécia, na terça-feira (08), o craque fez os dois gols da vitória da sua seleção, contabilizando 101 gols, número que o tornou o primeiro europeu a passar de uma centena de gols pela seleção de seu país.

O centésimo gol de CR7 saiu aos 45 minutos do primeiro tempo, resultado de uma bela cobrança de falta. Já o seu segundo gol na partida, foi um chute bem colocado no lado esquerdo do gol defendido por Olsen.

O camisa 7 da seleção portuguesa e da Juventus, agora ocupa a segunda colocação na tabela dos maiores artilheiros de seleções da história. O iraniano Ali Daei é o primeiro colocado com seus 109 gols em 149 partidas pelo seu país. CR7 tem 101 gols em 165 jogos. Porém, Portugal ainda tem mais duas partidas para ser disputadas em 2020, confrontos que podem permitir que Cristiano Ronaldo diminua essa diferença, ou até estabeleça uma nova marca.

Histórico de Cristiano Ronaldo na seleção portuguesa

CR7 foi convocado pela primeira vez para jogar pela seleção de Portugal em 2003, para um confronto contra o Cazaquistão, na qual os portugueses venceram por 1 a 0. Em 2004, o craque começou a sua longa lista de gols pela seleção portuguesa, marcou seu primeiro gol em uma partida que terminou com a vitória de Cristiano e seus companheiros por 2 a 1, contra a Grécia.

Em 2006, o craque jogou a sua primeira Copa do Mundo da FIFA, e na fase de qualificação foi o melhor marcador da zona europeia, saiu da competição com sete gols, na qual o seu primeiro gol em uma Copa foi em frente ao Irã, de pênalti. Dois anos mais tarde, na Eurocopa de 2008, Cristiano Ronaldo marcou mais oito gols pelo seu país. E após a eliminação de Portugal para a Alemanha, Carlos Queiroz foi escolhido como novo técnico da seleção, treinador que passou a braçadeira de capitão para CR7.

Na copa da África do Sul, Cristiano quase não foi convocado por conta de uma lesão. Mesmo contra a vontade do Real Madrid – seu clube na época – foi para o continente africano, e foi dúvida na maioria dos jogos. Mas no dia 21 de junho, marcou o sexto gol da vitória de 7 a 0 dos portugueses em cima da Coréia do Norte, na qual terminou o seu jejum de dezesseis meses sem marcar pela seleção.

Na Euro de 2012, mesmo tendo sido autor de gols, o jogador ficou frustrado com mais uma eliminação para a Alemanha, foi bastante criticado pela sua atitude de se autocriticar e criticar os seus companheiros. Já na Copa de 2014, CR7 veio para o Brasil, mas a seleção portuguesa sofreu outra frustração. Estava no grupo G, e levou uma goleada da Alemanha; empatou com os Estados Unidos; e contra Gana, o jogador marcou o seu único gol na competição, tornando-se o primeiro atleta português a marcar gols em três edições da Copa seguidas.

Com a eliminação de Portugal na fase de grupos da Copa, Cristiano Ronaldo foi alvo de severas críticas pelo seu fracasso e pelo seu comportamento diante das câmeras. Mas, teve a chance de se redimir dois anos depois, na Eurocopa de 2016. O craque da seleção foi importante em todos os jogos do seu time na competição, e após sofrer uma entrada forte de Dimitri Payet, CR7 não jogou toda a partida de final. Porém, foi importante ao dar apoio para os seus companheiros, e ajudou Portugal a levar o seu primeiro título da história.

Essa conquista levantou a moral de Cristiano e da seleção portuguesa. Na Copa de 2018, deram trabalho para a Espanha, jogo em que CR7 fez um hat-trick. Com isso, se juntou a Pelé, Klose e Seeler por ter feito gols em quatro edições da Copa seguidas, e se tornou o português com mais gols na competição.  Mas, Portugal e sua estrela caíram diante do Uruguai, de Cavani e Suárez. No entanto, diferentemente de 2014, o quebrador de recordes saiu de cabeça erguida.

Agora em 2020, ano em que o futebol foi afetado pela pandemia do Coronavírus. E ano em que Cristiano Ronaldo não conquistou nenhum título individual e não levou a Champions League com a Juve. O jogador pode ter encontrado outra redenção ao marcar 101 gols pelo seu país.

Cristiano Ronaldo com a camisa da seleção portuguesa (Reprodução/Renascença)

Foto de capa: Reprodução/Jornal do Comércio

Tags: cr7Portugal
Carla Andréa

Jornalista Esportiva; Torcedora do Barcelona; Apreciadora de um bom futebol.

Últimos Posts

Palmeiras pode bater recorde inédito contra o Fluminense

O Palmeiras volta a campo contra o Fluminense, nesta quarta-feira (23), às 19h, no estádio do Maracanã, pela 16ª rodada…

23 de julho de 2025

Troca de Mayke e Gabriel Grando é considerada difícil

Após o Mundial de Clubes, o Palmeiras voltou suas atenções para as competições que lhe restam na temporada e também…

23 de julho de 2025

Alvo do Palmeiras, Nelson Deossa define futuro

Richard Ríos saiu do Palmeiras e já chegou em Portugal para vestir a camisa do Benfica-POR. E o Verdão já…

23 de julho de 2025