De volta ao Brasil, o treinador Marcos Alves Gusmão tenta uma recolocação no mercado nacional.
”São mais de 10 anos atuando fora do Pais, chegou a hora de voltar a minha casa, quero construir meu nome aqui em solo brasileiro” disse Marcos Alves.
Marcos Alves Gusmão fez carreira fora do pais, treinou equipes da Suécia, China, Irã, Egito, Ilhas Maldivas, além de comandar a seleção de Papua Nova Guiné nas eliminatórias para a Copa do Mundo. Gusmão foi treinador da seleção papuásia de 2004 a 2011 tendo seu nome consolidado naquela região.
Marcos é um treinador estilo professor, tem cursos da FIFA, Ásia e Oceania, treinador gabaritado e estudioso de futebol, não por acaso rodou o mundo ”ensinando” futebol com o curso de formação de treinadores.
Deu cursos e palestras na Suécia, China, Indonésia, Papua Nova Guine, Samoa Ocidental, Ilhas Maldivas, Índia, Emirados Árabes, Irã, Iraque, Síria, Ilhas Salomão e vários outros países.
”Foram locais que começaram a desenvolver o futebol, tenho orgulho de ter participado do começo disso, no Irã por exemplo: Fui convidado para dar instruções técnicas para todos os treinadores iranianos da cidade de Sepahan, imagina a responsabilidade, alto nível e graças a Deus foi um sucesso”.
Como treinador, Marcos Alves Gusmão recebeu os prêmios de melhor treinador de Papua Nova Guine e nas Ilhas Maldivas. Experiência e estudos não faltam ao treinador, segundo ele, esta faltando oportunidade.