Do revanchismo liverpuldiano ao revanchismo piauiense: a história do Parnahyba

A história do Parnahyba, primeiro clube piauiense de futebol fundado, muito se confunde com a história da cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. A cidade de Parnaíba foi o berço do futebol piauiense, através dos ingleses que moravam ali, que foram os principais incentivadores do esporte no município. Do revanchisPalavrasmo liverpuldiano, entre Liverpool e Everton, para o Piauiense, entre Parnahyba e International:

Camisa Azul x Camisa Vermelha: o primeiro clássico piauiense

Busto de José de Moraes Correia, na cidade de Parnaíba

Através da Casa Inglesa e da Companhia de Navegação Booth-line, dois comércios da cidade e com sede em Liverpool, na Inglaterra, o futebol foi difundido na cidade. Com as cores tradicionais de Liverpool (vermelho) e Everton (azul), maior clássico do futebol mundial à época, foram criados o ‘Camisa Vermelha’, que no futuro ficou conhecido por International Athletic Club, e o ‘Camisa Azul’, que mais tarde ficou conhecido por Parnahyba Sport Clube.

O Camisa Vermelha era influenciado pelo Liverpool e foi fundado pelo empresário Septimus Clark, já o Camisa Azul era influenciado pelo Evertone e foi fundado por José de Moraes Correia. Dessa maneira, surgiram os dois primeiros clubes do Piauí, sobretudo o Tubarão do Litoral.

Do Camisa Azul ao Parnahyba Sport Club

Com o escudo estampado, a camisa totalmente branca, o calção totalmente azul e as meias totalmente pretas, o Camisa Azul se transformava em Parnahyba Sport Club. Mesmo antes da fundação, o clube já era chamado de “o mais querido” pela sua torcida, apelido que continuei após a fundação, no dia 1º de maio de 1913.

  primeira diretoria azulina ficou composta desta maneira: José de Moraes Correia (Presidente); Ozias de Moraes Correia (Vice-Presidente); Colibri Alves (Secretário); Oton Ramos (Tesoureiro); Hilton Lopes (Orador); José Leite (Diretor de Esporte); Mario Reis (Diretor Técnico).

Estádios do Parnahyba

Estádio Petrônio Portela, na década de 20.

No início, os clássicos aconteciam nas ruas, mas com o crescimento do esporte, foi necessário a construção de um estádio. O Parnahyba construiu um estádio no centro da cidade, próximo ao Colégio São Luiz Gonzaga, o mais famoso da cidade. Mas, com a desativação do International em 1929, o estádio Petrônio Portela foi dado ao azulino, onde o clube treina até hoje.

A Liga Sportiva Parnahybana e os títulos

Em 1916, com o Campeonato Piauiense em sua primeira edição, na forma de Ligas (Parnaíbana e Teresinense), o Parnahyba se sagrava campeão piauiense. Até hoje o clube do litoral é considerado o primeiro clube campeão no Piauí.

Nas décadas de 20, 30 e 40, o Parnahyba ainda conquistou mais seis títulos (1924, 1925, 1927, 1929, 1930  e 1940). A partir de 1941, como aconteceu em todos os estados do país, as ligas foram substituídas pelas atuais Federações.

Jogos interestaduais e excursões

Na década de 20, a fama do Parnahyba começava a aumentar e o clube começou a fazer e receber excursões de clubes de outros estados. Em 1920, o Tubarão enfrentou o Football Athletic Club (F.A.C.) do Maranhão em duas oportunidades. A primeira, com um empate em 2×2, já a segunda, o clube azulino saiu vitorioso por 2×1.

Em 1922, também no litoral, foi a vez do Guarany Atlético Clube, da cidade de Fortaleza, disputando a “Taça Ceará-Piauí”, no primeiro confronto, o Parnahyba perdeu pelo placar de 1 a 0, dia 12 de janeiro. Pela “Taça Guarany”, dia 15, o Parnahyba vence o Guarany por 2 a 0. Na terceira partida, valendo a “Taça Iracema”, dia 19, o Tubarão goleia a equipe cearense por 4 a 0. Pela última partida entre as duas equipes, dia 22 de janeiro, o Tubarão venceu o confronto por 3 a 1, ficando com a “Taça Parnaíba”.

A equipe azulina, basicamente, era composta por Aderson, Basílio, Xixico, Albino, Brandão, Antônio, Colibri, Lyra, Zeca, Milton Ramos e Milton Moreira.

Seca de títulos

Parnahyba em 1976, quando chegou perto de quebrar o tabu, sendo vice-campeão.

Entres os anos de 1940 e 2003, o Parnahyba não conquistou nenhum título estadual. Viveu momentos difíceis, já que, inicialmente, não conseguiu se adaptar da era amadora para a era profissional, com a chegada da Federação de Futebol do Piauí. Nesses anos, porém, o Parnahyba acabou disputando a Liga Parnaibana e conquistou 9 títulos municipais.