MF em Ação

Entrevista com o zagueiro João Fávaro, do FK Senica, da Eslováquia

João Francisco Fávaro Amaral nascido na cidade de Orlândia-SP no dia 22 de abril de 1992. Fostes revelado no São Bernardo e tens passagens por Catanzaro (Itália) e Levakiados (Grécia). Atualmente está no Senica (Eslováquia). És conhecido e reconhecido pela segurança na defesa e versatilidade em campo (volante)

 

1- Como você avalia sua carreira até aqui? O que o motivou a escolher o Senica, da Eslováquia?

R: Joguei a categoria de base no Paulista de Jundiaí, sempre projetei minha carreira para jogar na Europa por ter cidadania italiana. Em 2011 tive uma oportunidade de jogar no Espanyol de Barcelona, mas na época descobrimos que meu pai estava com câncer e acabou falecendo um ano depois, decidi ficar com ele durante a doença e esse sonho teve que ser adiado, após isso joguei no Grêmio de Porto Alegre (sub-20 sub 23), Comercial de Ribeirão Preto, São Bernardo por quatro anos e então tive oportunidade de ir pra Itália, Grécia e agora Eslováquia.

 

2- Como você se sente em relação às experiências no futebol brasileiro? Ao que você atribui não ter tido muita notoriedade pela mídia brasileira?

R: Foram muito válidas, futebol brasileiro é muito forte e a concorrência é pesada, temos grandes jogadores e grandes treinadores com os quais tive o prazer de trabalhar. As vezes por alguns fatores como lesões, falta de oportunidade e outros fatores que não valem a pena serem mencionados, não temos tanta notoriedades mas faz parte do futebol, importante é seguir trabalhando e buscando oportunidades, seja onde for. Agora estou feliz aqui na Eslováquia e espero continuar fazendo minha carreira aqui na Europa, e um dia quem sabe voltar ao Brasil.

Foto: Senica (Eslováquia).

3- Como defensor, quais as grandes dificuldades hoje em dia, tendo em vista que o jogo está mais moderno, dinâmico e veloz?

R: Para mim o defensor hoje em dia precisa ter muita leitura tática, dominar o esquema de jogo, se posicionar bem no campo, trabalhar muita força e velocidade. Importante também que tenha qualidade para sair jogando, pois muitos treinadores cobram uma boa saída de bola desde os defensores, fazendo a transição da defesa pro ataque com assertividade.

 

4- Na sua auto-avaliação como jogador, quais seus pontos fortes e fracos?

R: Sou um defensor forte com boa saída de jogo, bom posicionamento e leitura tática. Posso jogar também como lateral e meio-campo. Tenho aprendido muito na Europa e buscado evoluir a cada dia.

Foto: Senica (Eslováquia).

5- Quais seus objetivos no futebol eslovaco nesta temporada?

R: Espero fazer uma temporada consistente, com boa média de minutos jogados e bons resultados coletivos, que seja uma passagem de muito aprendizado e evolução profissional e pessoal.

 

6- Alguma mensagem para quem acompanha o site mercadodofutebol.com?

R: Agradeço a oportunidade de contar minha história aqui no site, foi uma honra, obrigado.

Rodrigo Silva

23 anos, São Paulino, cursando Jornalismo e um apaixonado por futebol

Últimos Posts

Rhuan comemora marca histórica na carreira em 2024

O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…

28 de novembro de 2024

Breno Teixeira marca primeiro gol pelo Cherno More e reforça ambição por vaga na Champions

Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…

28 de novembro de 2024

Sob o comando de Mauricio Souza, Red Bull Bragantino chega à final do Brasileiro de Aspirantes 2024 tendo a melhor campanha, melhor ataque e melhor defesa da competição

O experiente técnico Mauricio Souza, com passagens por Flamengo, Vasco, Botafogo, Athletico Paranaense e Madura United(Indonésia) comandou o Red Bull…

21 de novembro de 2024