Hoje (20/01), analisaremos os estaduais na Região Centro-Oeste, que engloba os estados do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Campeonato Brasiliense:
O estadual começa dia 4 de fevereiro, com a presença de 12 clubes. Os oitos melhores se enfrentam em confrontos eliminatórios, até se conhecer o campeão.
Brasiliense:
O favorito maior ao título, mesmo que não tenha confirmado tal afirmação nos últimos anos, entre os destaques têm: O goleiro Sucuri ex-Luziânia, o lateral-direito Patrick ex-Náutico, o zagueiro Preto Costa ex-Guarani, o meia Souza (foto) ex-São Paulo e o atacante Nunes ex-Sport.
Ceilândia:
Investiu em atletas conhecidos do cenário estadual para montar a equipe, entre os principais nomes: O zagueiro Wallison Maia ex-Goiás, o volante Didão ex-Brasiliense e o atacante Michel Platini ex-Brasília.
Formosa:
O destaque do elenco é o zagueiro Daniel Marques ex-Ceará.
Gama:
O Gama quer voltar aos tempos áureos e por isso investiu, entre os destaques possui: O goleiro Jorge Miguel ex-ASA, o lateral-esquerdo Baiano (foto) ex-Palmeiras, o meia Everton Cezar ex-América-RN e o atacante Potita ex-Remo.
Luziânia:
Os destaques são: O lateral-esquerdo Cauê ex-Ceará, o volante Alcione ex-Gama, o meia Almir Dias ex-River-PI e o atacante Laércio ex-São Caetano.
Real:
Entre os destaques tem: O zagueiro Dedê ex-Oeste e o volante Pedro Ayub ex-Gama.
Santa Maria:
O principal nome é o atacante Fábio Silva ex-Central.
Brasília, Paracatu, Paranoá, Sobradinho e Taguatinga:
Sem informações.
Campeonato Goiano:
O estadual se inicia no dia 28 de janeiro, com 10 clubes e os 4 melhores, passam para semifinal e se enfrentam em confrontos mata-mata.
Anápolis:
Quer desempenhar, o mesmo papel da temporada passada, dentre os nomes de destaque: O goleiro Wagner Bueno ex-Vila Nova, o lateral-direito Marinho Donizete ex-Fortaleza, o zagueiro Valdomiro ex-Bahia, o volante Rafael Granja ex-Vitória da Conquista e o atacante Douglas ex-Sampaio Corrêa. O técnico é Charles Fabian ex-Bahia.
Aparecidense:
Entre os times do interior, chega como um dos favoritos a ser o destaque positivo do campeonato, os principais nomes são: O goleiro Pedro Henrique ex-ASA, o zagueiro Mirita ex-Botafogo-SP, o lateral-direito Rafael Cruz ex-Ceará, o volante Foguinho ex-Icasa, o meia Elias ex-América-RN e o atacante Tozin ex-Luverdense.
Atlético Goianiense:
O Atlético subiu de divisão, mesmo com um orçamento limitado em termos de primeira divisão nacional, quando chega no cenário estadual, é favorito ao título. O técnico é Marcelo Cabo ex-Ceará.
Principais nomes: O goleiro Felipe ex-Santos, o lateral-direito Daniel Borges ex-Botafogo-SP, o zagueiro Roger Carvalho ex-Palmeiras, o volante Abuda ex-Ponte Preta, o meia Willians ex-Bahia e o atacante Junior Viçosa (foto) ex-Grêmio.
CRAC:
O CRAC quer voltar a disputar competições nacionais, para isso houve um bom investimento na equipe, dentre os destaques: O lateral-direito Guilherme Almeida ex-Portuguesa, o zagueiro Rafael Morisco ex-Chapecoense, o volante Marielson ex-Fortaleza, o meia Esquerdinha ex-River-PI e o atacante Frontini ex-Vila Nova.
Goianésia:
Os destaques do clube são: O lateral-direito Leyrielton ex-Icasa e o atacante Nonato ex-Bahia.
Goiás:
Mesmo se mantendo na Série B deste ano, o esmeraldino continua investindo forte para conseguir o título estadual e o acesso a primeira divisão.
Destaques: O goleiro Renan ex-Internacional, o lateral-esquerdo Paulinho ex-Londrina, o zagueiro Alex Alves ex-Paraná, o volante Pedro Bambu ex-Atlético-GO, o meia Jean Carlos ex-São Paulo e o atacante Walter ex-Atlético-PR.
Iporá:
O destaque é o zagueiro Rodrigo Milanez ex-Criciúma.
Itumbiara:
O time que nos últimos anos, investia de forma mais veemente, não conseguiu o ritmo, dentre os destaques possui: O goleiro Rodrigo Calaça ex-Goiás, o lateral-esquerdo Guto ex-Fortaleza e o atacante Gilmar ex-Náutico.
Rio Verde:
Os destaques do clube são: O goleiro Tom ex-Portuguesa, o meia naturalizado polonês Roger Guerreiro ex-Flamengo e o atacante Saulo ex-Naval (Portugal).
Vila Nova:
A equipe do Tigre vêm com um investimento mais modesto entre os grandes, porém o time vai brigar pelo título. O técnico é Mazola Junior ex-CRB.
Principais nomes: O goleiro Elisson ex-Cruzeiro, o zagueiro Wesley Matos ex-Goiás, o volante Marcos Serrato ex-Tupi, o meia Hiroshi ex-Figueirense e o atacante Vandinho (foto) ex-Flamengo.
Campeonato Mato-Grossense:
O estadual se inicia no dia 29 de janeiro, com 10 equipes, sendo que os 4 melhores, passam para a semifinal, se enfrentando em confrontos mata-mata, até o campeão.
Cuiabá:
É um dos grandes favoritos ao título, pelo maior investimento e por estar na Série C. Dentre os destaques têm: O goleiro Henal ex-São Bento, o zagueiro Heverton ex-Sampaio Corrêa, o volante Natan ex-Criciúma, o meia Dakson (foto) ex-Náutico e o atacante Robinho ex-Ceará. O técnico é Roberto Fonseca ex-ABC.
Luverdense:
O time de Lucas do Rio Verde, é o favorito mor ao título, pelo fator elenco e Série B. Dentre os nomes principais possui: O goleiro Diogo Silva ex-Vasco, o lateral-esquerdo Paulinho ex-Atlético-PR, o zagueiro Dalton ex-Internacional, o volante Diego Sodré ex-Bragantino, o meia Marcos Aurélio (foto) ex-Sport e o atacante Macena ex-Ceará.
Mixto:
Os destaques da equipe tradicional no estado são: o volante Bida ex-ABC e o meia Edu Amparo ex-J.Malucelli-PR.
Operário-MT:
O destaque é o meia Bogé ex-CRB.
Sinop:
Os destaques do clube são: o volante Sandro Costa ex-Bragantino e o meia Jean Chera ex-Santos.
Araguaia, Cacerense, Dom Bosco, Operário VG e União Rondonópolis:
Não temos informações.
Campeonato Sul-Mato-Grossense:
O estadual começa no dia 28 de janeiro, com 12 times, sendo que os 8 melhores se enfrentam nas quartas, até descobri o vencedor com embates mata-mata.
Costa Rica:
O destaque é o técnico Márcio Máximo ex-Seleção da Tanzânia.
Operário:
O destaque é o meia Diego Fernandes ex-Gama.
Sete de Setembro:
O favorito, por ter melhor elenco e maior possibilidades de contratar, o destaque é o meia Thiaguinho ex-Atlético-GO.