Abordaremos hoje (24/12) sobre os campeonatos do Ceará, Maranhão, Pernambuco e Sergipe, é a nossa segunda parte dos estaduais nordestinos.
Atualização: 18/01
Campeonato Cearense:
O campeonato cearense é dividido na 1ª fase em dois grupos, os quatro últimos disputam o quadrangular de descenso, na 2ª fase, haverá o mesmo formato sem os 4 últimos colocados e os quatros melhores disputam semifinal e final.
Créditos: Tivemos contribuição da página Futebol Cearense (@_futCearense).
Ceará:
O Vozão disputará o estadual com um elenco bastante reformulado, 13 jogadores já foram contratados entre eles os volantes Jhonnathan ex-Paysandu e Richardson ex-Confiança, o goleiro Douglas ex-Boa Esporte, o lateral-direito Robertinho ex-América Mineiro, o meia Emanuel Biancucchi ex-Vasco e Bahia e Serginho ex-Palmeiras e o atacante Bill ex-Coritiba e Santos.
Os principais jogadores são: o goleiro Everson ex-Confiança, o zagueiro Charles ex-Paysandu e o atacante Assisinho ex-Icasa.
Destaque: o volante João Marcos, de 34 anos (vai para o seu oitavo no clube e se tornou ídolo).
Fortaleza:
O Tricolor de Aço está se preparando para 2016, o elenco já está pronto e já vem treinando há muito tempo, com bons e conhecidos atletas do futebol brasileiro, em termos de contratação foram o zagueiro Leonardo Luiz ex-ABC, o lateral-direito Moacir ex-Corinthians e Sport, o volante Guto ex-Icasa, o atacante Juninho ex-Atlético/GO e Anselmo ex-Macaé.
Os principais atletas são: o goleiro Ricardo Berna ex-Fluminense, o meia Everton ex-Cruzeiro e o atacante Eduardo (com passagens por clubes franceses e suíços).
Destaque: O meia Daniel Sobralense, de 32 anos ex-Kalmar da Suécia.
Guarani de Juazeiro:
O destaque da equipe é o atacante Philco, de 26 anos ex-Figueirense e Santa Cruz.
Guarany de Sobral:
Os destaques do Rubro-Negro Sobralense são: O goleiro André Zuba ex-Palmeiras e os atacantes Wanderley (foto) ex-ABC e CRB e Clodoaldo ex-Ceará, Fortaleza e Ferroviário.
Icasa:
Os destaques do elenco são: O lateral Murilo Ceará ex-Bragantino e o zagueiro Emerson ex-Campinense.
Itapipoca:
Os destaques do elenco são: O lateral-direito Roberto Baiano ex-Guarani de Juazeiro, o meia Willer ex-Fortaleza e o atacante Juranílson ex-Ceará e Ferroviário (foto).
Maranguape:
Os destaques da equipe são: O zagueiro Junior Alves ex-Guarany de Sobral, o volante Albano ex-Horizonte e o atacante Jessuí, de 33 anos ex-Marília e Oeste (foto, inventor da Chuteira Fone).
Quixadá:
O destaque da equipe é: O atacante Marciel ex-Fortaleza.
Tiradentes:
Os destaques da equipe é o zagueiro Marcelão ex-Icasa e Remo e o atacante Canga ex-Icasa, ABC e Fortaleza.
Uniclinic:
Os destaques do elenco são: O goleiro Marcelo Galvão ex-Ceará, o lateral-esquerdo Guto ex-Fortaleza e ABC, o zagueiro André Lima ex-Botafogo/PB, o volante Leanderson ex-Ceará e o atacante Preto ex-Ceará, Icasa e Mirassol (foto).
Campeonato Maranhense:
O estadual é organizado em dois turnos com o mesmo formato, grupo A e B, com os dois primeiros de cada grupo disputando semifinal e final em jogos mata-mata.
Imperatriz:
O destaque do elenco é: O atacante nigeriano Yerien Esukusiede (foto) ex-Palmeiras B, Treze e Salgueiro.
Maranhão:
Os destaques da equipe são: O goleiro Ranieri ex-ABC e o atacante Paulo César (foto) ex-Icasa e Santa Cruz (com passagens pelo futebol português).
Moto Club:
O Moto Club visando a disputa da Série D e atrapalhar a vida do seu rival Sampaio Corrêa, montou um time forte e com bons jogadores.
Os principais destaques são: O goleiro Rodrigo Ramos e o volante Robson Simplício ambos ex-Sampaio Corrêa e o atacante Pedro Gusmão (foto) ex-Atlético Paranaense (com passagem pelo futebol indiano).
Sampaio Corrêa:
É o melhor elenco do estadual de forma dispare, principalmente pelo motivo de disputar e representar bem o Maranhão na Série B, o técnico Marcelo Chamusca está conseguindo montar um elenco competitivo para as disputas do estadual e da Copa do Nordeste.
Os destaques do selecionado são: O lateral Jeanderson (campeão da MLS com o Portland Timbers), o volante Walfrido ex-Fortaleza e Criciúma e o atacante Jheimy ex-Oeste e Sport.
Destaque: O atacante Pimentinha, de 28 anos (acertou com o Botafogo nesse ano, contudo foi reprovado nos exames médicos).
Araioses, Cordino, Santa Quitéria e São José:
Sem informações.
Campeonato Pernambucano:
O estadual é disputado com 8 times na primeira fase em dois grupos, os seis últimos disputam o “Hexagonal do Rebaixamento”, os dois primeiros desta fase se juntam as 4 melhores equipes do ano passado na disputa do “Hexagonal Final”, os quatro primeiros disputam semifinal e final em jogos mata-mata.
América:
Os destaques da equipe é o meia Alex Gaibú ex-Ceará, Fortaleza e Paysandu e o atacante Carlinhos Bala ex-Sport e Cruzeiro.
Central:
Dentre os clubes do interior é o que vem mais forte em termos de elenco, entre os destaques estão o volante Charles Vágner ex-Campinense e Criciúma, o meia Léo Olinda ex-Ríver-PI e o atacante Araújo (foto), de 38 anos ex-Goiás e Atlético Mineiro (com passagens pelo futebol japonês e catariano).
Náutico:
O Timbu deve manter a base de 2015, o clube renovou o contrato com vários atletas, em termos de contratações acertaram com o lateral-direito Wálber ex-América/MG, o volante Rodrigo Souza ex-Criciúma, o meia Renan Oliveira ex-Avaí e o atacante Rafael Ratão ex-Ponte Preta.
Os principais destaques são: O goleiro Júlio César ex-Corinthians (aceitou redução de 50% do salário para continuar), o zagueiro Ronaldo Alves ex-Internacional e o atacante Daniel Moraes ex-Tupi.
Destaque: O experiente zagueiro Fabiano Eller, de 38 anos ex-Vasco e Inter.
Pesqueira:
Os destaques do time são: O goleiro Paulo Wanzeler ex-Paysandu e Águia de Marabá (foto) e o zagueiro Ney Carioca ex-Salgueiro e Icasa.
Porto:
Os destaques do selecionados são: O meia Jefferson Renan ex-Náutico e o atacante Joélson ex-Santa Cruz e ABC.
Salgueiro:
No Carcará, o destaque vai para a volta do técnico Sérgio China (foto), de 49 anos ex-ABC e Náutico, sobre os atletas tem o lateral-direito Marcos Tamandaré ex-Santa Cruz e ABC, o volante Moreilândia ex-Santo André e o atacante Anderson Lessa ex-Náutico e ASA.
Santa Cruz:
O Tricolor do Arruda por enquanto contratou o goleiro Edson ex-Luverdense, o lateral-esquerdo Tiago Costa ex-Ceará e Chapecoense, o volante Dedé ex-Ceará e Ponte Preta e os atacantes Wallyson ex-Cruzeiro e Botafogo e Arthur ex-Paraná e Atlético/GO, além de renovar contrato com o meia João Paulo e o zagueiro Alemão.
Os principais destaques do selecionado são: O goleiro Tiago Cardoso ex-Fortaleza, o lateral Vítor ex-Palmeiras e Goiás, o zagueiro Danny Moraes ex-Internacional e Botafogo, o meia Daniel Costa ex-América/RN e o atacante Bruno Moraes ex-Portuguesa.
Destaque: O veterano atacante Grafite, de 36 anos ex-São Paulo e Wolfsburg (revelado no próprio Santa).
Serra Talhada:
O destaque da equipe é: O lateral-esquerdo Cássio Lopes ex-Sport e Icasa, o meia Thomas Anderson ex-Mogi Mirim e Santa Cruz e o atacante Paulista ex-Sport e Remo.
Sport:
O Leão da Ilha foi o clube em que mais se prejudicou em termos de qualidade de elenco neste mercado de transferências, saíram o volante Wendel, os meias Diego Souza, Marlone e Régis, os atacantes Hernane, Maikon Leite e André, para a reformulação, a equipe contratou o lateral-direito Maicon ex-Livorno, o volante Serginho ex-Atlético Mineiro e Luiz Antônio ex-Flamengo, o meia chileno Mark González ex-CSKA Moscou e o atacante Túlio de Melo ex-Chapecoense (com passagem pelo futebol francês).
Os destaques do time são: O goleiro Danilo Fernandes ex-Corinthians, o lateral-esquerdo Renê e o volante Rithely ex-Goiás.
Destaque: O zagueiro Durval, de 35 anos (ídolo da torcida do Sport e com excelente passagem pelo Santos).
Vitória de Santo Antão:
Os destaques do clube são: O volante Éverton ex-Sport, Santa Cruz e Fortaleza, o meia Jean Chera (foto) ex-Atlético/PR e Cuiabá e o atacante Manoel Chuva ex-Icasa.
Atlético Pernambucano e Belo Jardim:
Sem informações.
Campeonato Sergipano:
O campeonato é disposto da seguinte maneira, os 10 clubes disputam a primeira fase, os primeiros dos grupos vão para a semifinal e o último dos grupos é rebaixado, semifinal e final em formato de mata-mata.
Confiança:
O Dragão está aos poucos montando seu elenco para 2016, já trouxe bons valores ao seu elenco, o meia Carlinhos ex-Bragantino e Figueirense, o meia Junior Paraíba (foto) ex-Vila Nova e Tupi (com passagens pelo futebol colombiano e português) e manteve o atacante Leandro Kivel ex-Sampaio Corrêa.
Estanciano:
O destaque da equipe é o volante Marcos Mendes ex-Ceará e Santa Cruz.
Itabaiana:
Os destaques do elenco são: O lateral-direito Cláudio Allax ex-Remo e Paysandu, o meia Ribinha (foto) ex-Icasa, o meia Dudé ex-Sport e o atacante Paulinho Macaíba ex-Botafogo/PB e Zé Soares ex-Metalurh Donetsk.
Sergipe:
O Sergipe procurou investir para conseguir a vaga na Série D, possui um elenco de bom nível, além de um jogador conhecido internacionalmente.
Os destaques do elenco são: O zagueiro Mayko ex-base do Palmeiras (passagem pelo futebol português e nicaraguense), o lateral Rodrigo Sabiá ex-Paulista e Grêmio e o atacante Marcinho Beija-Flor ex-Oeste.
Destaque: O atacante Jaílson, de 34 anos ex-Coritiba e Sport (com passagens pelo futebol português e russo).
Amadense, Boca Juniors, Dorense, Guarany, Lagarto e Socorrense: