MF em Ação

Fim de semana de decisões no país.

Neste final de semana, há várias decisões de estadual pelo país, a maioria das finais sem surpresa, porém sempre tem aquela zebra que surge entre os grandes, 17 dos 27 estados decidirão seus campeões no domingo, veja a análise de cada um dos estados.

 

Alagoas:

CRB x CSA:

Primeiro jogo foi 2×0 para o CRB, a equipe regatiana tem uma boa vantagem, além do retrospecto negativo do rival CSA que não consegue um título ou uma classificação após reverter uma derrota na primeira partida há 13 mata-matas.

 

Bahia: 

Vitória x Bahia:

O Vitória se mantêm soberano nos confrontos contra o Bahia, pelo menos é o que dizem as últimas partidas, a equipe tricolor tenta reverter uma derrota por 2×0 no primeiro jogo no Barradão, agora na Fonte Nova veremos o desfecho final.

 

Ceará:

Uniclinic x Fortaleza:

A Águia de Precabura de antes cotada a rebaixamento, agora chegou a final e conquistou a vaga na Série D com méritos, na final a inconstância da equipe será primordial para a perca do título, o Fortaleza superior em elenco e resultados, vêm em excelente fase, vitórias sobre o Flamengo por 2 a 1 e na final, o primeiro jogo por 4 a 1, tudo conspira a favor do tricolor.

 

Distrito Federal:

Luziânia x Ceilândia:

A final de duas equipes do interior, para ser preciso uma equipe goiana que disputa o campeonato candango (Luziânia) e um clube que está emergindo no futebol estadual, antes dominado por Brasiliense e Gama, o Luziânia tem tudo a favor para se vingar da final de 2012 e conquistar o título, principalmente após a vitória por 2 a 0 no primeiro jogo.

 

Espírito Santo:

Espírito Santo x Desportiva Capixaba:

A juventude versus a experiência, definição do confronto de logo mais no Espírito Santo, o jovem Espírito Santo tem um projeto arrojado, não visto ainda neste estado, a equipe tem o apoio de seus sócios-torcedores para alavancar sua chegada as séries maiores do país, o primeiro passo foi dado, a conquista da vaga na Série D, no primeiro confronto a equipe da Desportiva venceu fora de casa por 1 a 0 e deve levar o título para sua casa.

 

Goiás:

Anápolis x Goiás:

O Anápolis surpreendeu no estadual pelas contratações que fez no campeonato, a equipe antes pouco protagonista, trouxe o goleiro Felipe ex-Santos, o zagueiro Leandro Euzébio ex-Fluminense, o volante Toró ex-Flamengo e o meia Lenílson ex-São Paulo como expoentes de uma equipe vencedora, além de Waldemar Lemos, como técnico e deu muito certo, o time está na final e deve lutar para reverter o empate em casa por 0 a 0, para ficar claro, o Anápolis já venceu o Atlético/GO dentro do Serra Dourada na semifinal, já o Goiás foi eliminado dentro de casa pelo River/PI na Copa do Brasil, entretanto tem um elenco superior traduzindo seu favoritismo.

 

Mato-Grosso:

Luverdense x Sinop:

Os favoritos Luverdense e Cuiabá, tiveram uma surpresa desagradável, o Sinop, que antes do campeonato não aparecia no radar, na primeira fase a equipe do interior deu um banho no Cuiabá, sendo primeiro do grupo, assim o Cuiabá teve que enfrentar o Luverdense na semifinal e ser eliminado, no entanto, não foi somente isso, no primeiro jogo da final, o Luverdense empatou com o Sinop dentro de casa por 0 a 0, tudo conspira para o título do Sinop na sua casa lotada.

 

Minas Gerais:

América/MG x Atlético/MG:

O América antes tido como pouco favorito, até no meio do campeonato, pediram a cabeça do técnico Givanildo de Oliveira, agora tem boas possibilidades de voltar a ser campeão estadual, o pentadecacampeão estadual está há 15 anos na fila e venceu o Atlético Mineiro por 2 a 1 em casa, contudo a força da massa atleticana, além do elenco superior, dará ares de confronto de guerra, por enquanto nada definido.

 

Pará:

Paysandu x São Francisco:

O Paysandu por enquanto é o dominador de mares estaduais e regionais, estando perto de duas conquistas, após vencer o primeiro jogo da Copa Verde contra o Gama por 2 a 0, tem tudo para confirmar sua boa fase vencendo o São Francisco, que conquistou a segunda fase do estadual, após relaxamento dos dois grandes, o Paysandu e Remo.

 

Paraná:

Atlético/PR x Coritiba:

O Furacão antes franco atirador, agora é o favorito a conquista, venceu e convenceu com uma vitória de 3 a 0 em casa, o que deixou numa situação bem confortável, não obstante o Coritiba atua em casa e tem força para reverter a situação, mas precisa deixar a confiança de lado e voltar aos bons momentos em campo.

 

Pernambuco:

Santa Cruz x Sport:

O Santa Cruz está em um fase incrível, após a demissão de Marcelo Martelotte, Milton Mendes arrumou a antes limitada equipe para a conquista da Copa do Nordeste e venceu a primeira partida em casa por 1 a 0, deixando a controvérsia do gol de Lelê de lado, será um jogo de muita força e técnica, o Sport contratou o experiente Oswaldo de Oliveira para técnico e tem o melhor elenco do confronto, além de atuar em casa, ponderações para uma reviravolta ou uma consagração de primeiro semestre.

 

Rio de Janeiro:

Botafogo x Vasco:

As duas equipes antes desacreditas buscam o título como forma de se afirmar no cenário estadual, o Botafogo com um elenco limitado, conseguiu formar um time com muita raça e disposição e que tem conseguido seus bons resultados, o Vasco, após a queda para a Série B,  é somente festa, contudo apesar de ter atletas como Martin Silva e Nenê, tem que se preocupar com a estrela solitária, na primeira partida vitória do Vasco por 1 a 0.

 

Rio Grande do Norte:

América/RN x ABC:

As duas equipes foram irregulares no campeonato, no primeiro turno dominação do Mecão e o ABC ficou desaparecido, no segundo turno, o ABC planou e o América desapareceu, sendo que o técnico Guilherme Macuglia foi demitido do América, na primeira partida, 3×3, tudo indefinido, entretanto o fato do ABC atuar em casa, deixa o Elefante com um pequeno favoritismo para levar o título.

 

Rio Grande do Sul:

Juventude x Inter:

Fazia muito tempo que a final não era entre um clube do interior e um clube da capital, sempre dominado por Grêmio e Inter, a final do gaúcho, teve um intruso, que antigamente fazia parte do rol dos grandes clubes do país, na Série C, o Juventude quer voltar aos tempos de glória e com o trabalho de Antônio Carlos Zago conseguiu a façanha de eliminar o Grêmio, apesar de em casa perder para o Inter por 1 a 0 no primeiro jogo, tudo se encaminha ao título colorado, mesmo que a torcida não esteja alegre com o elenco e o técnico que tem em mãos.

 

Santa Catarina:

Joinville x Chapecoense:

A decisão de duas equipes que se alternaram na primeira posição do estadual, a Chapecoense foi muito bem na primeira fase, porém no segundo turno caiu de produção, o Joinville foi péssimo na primeira fase, contudo foi campeão do segundo turno, em termos de elenco, a Chapecoense é um pouco superior, além do resultado surpreendente na primeira partida, vitória por 1 a 0 fora de casa, vale ressaltar que no segundo turno do estadual, o JEC goleou a Chapecoense na Arena Condá por 3 a 0, então nada está definido.

 

São Paulo:

Audax x Santos:

O Audax, forte no conceito de toque de bola, surpreendeu a todos, eliminando os poderosos São Paulo e Corinthians, na primeira partida foi superior, porém um erro deixou tudo encaminhado para o Santos, após o empate em casa por 1 a 1, agora a Vila estará lotada, é muito difícil vencer a equipe santista dentro de casa, relembrando que a última derrota em casa foi contra o Grêmio no primeiro turno do brasileirão, ingredientes de um grande jogo.

 

Sergipe:

Sergipe x Itabaiana:

Podemos considerar uma batalha entre um jovem técnico e um técnico experiente, confronto entre um clube do interior e um da capital, estas inversões deixa o confronto mais interessante, o técnico Clemer, antes ex-goleiro do Internacional, treina o Sergipe e tem certo favoritismo para conquista do seu primeiro título, já Leandro Campos, treinou ASA, Ceará, entre outros clubes, agora tem a chance de reverter o placar com o Itabaiana e conquistar mais um título na sua carreira.

Jean Lucas

Jornalista por formação, Geógrafo nas horas vagas, dono de um conhecimento vasto sobre o futebol, países e curiosidades que vocês somente verão em minhas matérias.

Últimos Posts

Ex-Palmeiras, Patrick de Paula, deixa o Botafogo

O Botafogo repatriou uma das crias do Palmeiras. Trata-se de Danilo, que jogava no Nottingham Forest-ING. Mas o Glorioso já…

22 de julho de 2025

Real Madrid tenta evitar “guerra de salário” em negociação com Vinicius Jr., diz jornal

Em processo de renovação com Vinicius Jr., o Real Madrid vai enfrentando alguns problemas no meio do caminho. Uma delas,…

22 de julho de 2025

Flamengo: Pedro é o jogador que precisa de menos minutos para marcar no Brasileirão

Após problemas internos no Flamengo e ficar de fora dos jogos contra Santos e São Paulo, Pedro voltou ao time…

22 de julho de 2025