Geuvânio, o menino da vila que é campeão na China
Geuvânio Santos Silva, nasceu em Ilha das Flores-SE no dia 5 de abril de 1992 e hoje conquistou o título da segunda divisão da China com o Tianjin Quanjian.
Hoje o Tianjin Quanjian conquistou o título da segunda divisão chinesa, por consequência o acesso a primeira divisão. O time é comandado pelo ex-zagueiro italiano Fabio Cannavaro e tem como líderes Luis Fabiano e Jadson, porém iremos falar de outro personagem que se chama Geuvânio. O atacante sergipano aceitou no começo do ano uma proposta de 3 anos do clube e foi vendido por 48 milhões de reais, a sua habilidade foi primordial na conquista do título, foram 9 gols e 7 assistências, participando de 57% dos tentos da equipe no campeonato.
- “A sensação de estar presente em um momento inédito é tão importante para o clube é muito boa. Não foi fácil, mas conseguimos conquistar nosso objetivo. Agora é hora de comemorar” exclamou Geuvânio, após a conquista.
Antes de chegarmos no momento atual, abordaremos sobre sua trajetória no futebol. Em 2011, era destaque do sub-20 do Santos e teve a oportunidade de subir para o profissional, mesmo sem atuar, isso foi importante para seu amadurecimento. Teve dificuldades em se adaptar ao clube em nível profissional, passando 2012 sem marcar em 4 jogos, voltou depois ao sub-20 e foi campeão paulista. Em 2013, conquistou sua primeira chance como titular em uma equipe, foi emprestado a Penapolense no Paulista, fazendo um gol em dez partidas, o tento foi na partida contra o São Bernardo, pelo placar de 3 a 0. Ao voltar para o Brasileiro, atuou em sete partidas, apesar da várias tentativas, ainda não marcou com a camisa do alvinegro praiano.
Em 2014, a maré começou a mudar, começou a ser titular de forma mais constante, foram 48 embates e 14 tentos, seu primeiro gol pela equipe foi no dia 1º de fevereiro, na goleada por 5 a 1 sobre o Botafogo-SP. As partidas de maior destaque durante este ano foram contra o Comercial-SP (2 a 0) e o Bragantino (5 a 0), aonde marcou dois gols cada. Na Copa do Brasil, foi um dos algozes contra o Botafogo, fazendo gol nas duas partidas e pelo Brasileiro fez gols contra o Atlético Mineiro e o Palmeiras, entre outras equipes, durante esta época foi considerado a revelação do estadual e um dos melhores do campeonato.
No ano de 2015, foram 55 jogos e 10 gols, apesar do número menor de tentos, atuou com muita categoria e despertou o interesse do futebol europeu e asiático. As melhores partidas foram contra o Ituano (3 a 0) e o Atlético Paranaense (5 a 1), onde marcou dois gols. No Brasileirão, marcou tentos contra o Cruzeiro e São Paulo, entre outras equipes, saiu como campeão paulista deste ano.