Hoje (02/01), continuamos a nossa tônica de analisar os elencos dos estaduais, dessa vez será o campeonato catarinense
Modelo simples diria, são 10 equipes e 18 rodadas que definirão os dois primeiros, ou seja, a final do campeonato. Sem tempo para perder os clubes.
Atlético Tubarão:
O treinador Silas Pereira não vai ter aquele investimento de antes, mesmo na Série D, a aposta vai ser em jogadores da base gremista, como nos casos do zagueiro Denílson e do atacante Tilica.
Avaí:
Com mais um acesso na conta, o Leão da Ilha mantém o planejamento que não teve êxito na Série A com investimento baixo, pelo menos permaneceu com alguns bons atletas, Geninho. Os destaque são: O goleiro Lucas Frigeri ex-CSA, o zagueiro Betão (foto), o volante Matheus Barbosa, o meia Gegê ex-Botafogo e o atacante Getúlio.
Diferente de anos anteriores, o time do interior procurou jogadores da terra em contratações mais modestas para o jovem Paulo Baier (como técnico). Os principais nomes são: O goleiro Zé Carlos ex-Camboriú-SC, o zagueiro Douglas Silva ex-Vasco, o meia Karl Dalla Vedova ex-São Luiz-RS e o atacante Weverton ex-Cuiabá.
Chapecoense:
A Chape escapou da degola inédita na última rodada e parece que não aprendeu com os erros, o campeonato próximo de início e ainda existem muitas indefinições, no momento o meia Renato ex-Avaí é o único reforço e o lateral-esquerdo Bruno Pacheco permanece.
Criciúma:
O time permaneceu na Série B, até parecia que iria investir, mas ficou no feijão com o arroz da base, então o técnico Doriva terá um certo trabalho para montar o elenco. Os principais nomes: O goleiro Luiz (foto), o lateral-esquerdo Maicon ex-Avaí, o zagueiro Sandro, o meia Daniel Costa ex-CSA e o atacante Lucas Coelho.
Se esperava mais do elenco de 2018 e por isso a maior parte foi embora, entre os novos nomes está o treinador Hemerson Maria. Os destaques são: O goleiro Matheus Vidotto ex-Corinthians, o lateral-direito Matheus Ribeiro, o zagueiro Alemão ex-Pohang Steelers (Coréia do Sul), o volante Betinho (foto), o meia Juninho ex-Vila Nova e o atacante Alípio ex-CRB.
Na Série D desse ano, mas com chances de rebaixamento no estadual, pois o treinador China Balbino, não tem muitas opções qualificadas no elenco.
Joinville:
O JEC caiu para a Série D, querendo retornar passo a passo para os grandes momentos, quer mostrar jovens promessas da região, primeiro para o técnico Zé Teodoro, depois para o estado. Os principais nomes são: O lateral-esquerdo Tiago Costa ex-Náutico, o volante João Ananias ex-Santa Cruz, o meia Eduardo Person e o atacante Nathan ex-Paraná.
O primeiro dos dois clubes que não tem divisão no campeonato desse ano e o objetivo é esse para 2020, a Série D e pelo investimento, a possibilidade é interessante para conseguir. Os nomes principais são: O lateral-esquerdo Paulinho ex-Londrina, o zagueiro Rogélio ex-Criciúma, o meia Juninho Tardelli ex-Juazeirense e o atacante Anderson Ligeiro ex-Bragantino.
Metropolitano:
O treinador Marcelo Mabília quer organizar o elenco para chegar também a Série D, apesar do time não inspirar tanta confiança assim. Os destaques são: O zagueiro Romário Leiria ex-Boa Esporte, o volante Leandro Melo ex-Criciúma e o atacante argentino Mariano Tripodí ex-Atlético Mineiro.