Iniciado nessa semana, o campeonato do estado do Rio Grande do Norte se apresenta ao Mercado do Futebol em 2019
Um pouco mais longe dos holofotes, o campeonato potiguar foi iniciado essa semana, antes até do que os que são mais noticiados. A competição é organizada desde 1919 e até hoje foram 96 edições, não sendo disputado somente em 1942 por que a cidade de Natal era de vital importância para os EUA que fez campanha contra o Eixo na Segunda Guerra Mundial. Sem tantos times disputando, o campeonato tem a tradição e o sentimento de simpatia do torcedor. O ABC de Natal é o maior campeão e também recordista nacional de títulos estaduais, somando 55 no total. Abaixo, vamos falar dos times que estão disputando atualmente o campeonato que dá acesso à Copa do Nordeste, Copa do Brasil e também para a Série D do campeonato Brasileiro.
Regulamento
O campeonato potiguar será disputado em dois turnos: A Copa Cidade do Natal e a Copa do Rio Grande do Norte. Os turnos serão disputados da mesma forma, com todas as equipes jogando entre si e as duas melhores fazendo a final, esta disputada em jogo único com o mando de campo e do empate para a equipe que fez a melhor campanha. Os vencedores dos dois turnos jogam uma final em ida e volta com o mando da volta ficando para a equipe com a melhor campanha no geral. Se a mesma equipe vencer os dois turnos, será declarada campeã, sem necessidade de final.
–
ABC Futebol Clube
Fundado em 1915, é também, ao lado do América Mineiro, o clube que mais vezes venceu o estadual de forma consecutiva, sendo dez vezes campeão entre 1932 e 1941. O clube contratou 14 jogadores, a maioria jovens e chega para o Campeonato com Rodrigo Rodrigues entre os destaques do Alvinegro Potiguar. O atacante foi sombra de Leandrão na temporada passada e agora tem a confiança da comissão técnica para brilhar.
América Futebol Clube
Fundado também em 1915, o clube tem como título mais notável a Copa do Nordeste de 1998 e dentre os clubes do estado, é o que mais vezes participou da Série A do Campeonato Brasileiro. Com 15 reforços, o clube aposta em mais experiência, tendo como destaque Alison, zagueiro de 35 anos, como um nome para elevar o patamar da defesa do clube.
ASSU (Associação Sportiva Sociedade Unida)
Um clube bem jovem, fundado em 2002, porém já tem algumas marcas histórias importantes, como ser o primeiro clube do interior a representar o estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Tininho aparece como destaque, sendo o responsável por dar criatividade ao meio do time.
Centro Esportivo Força e Luz
1966 foi o ano de sua fundação. O clube buscará seu primeiro título estadual e traz o seu elenco completamente renovado para a temporada, tendo Vagner Rosa como o nome de maior destaque para ser um dos pilares no meio-campo da equipe e o atacante Lima (Ex-Icasa e com passagens pela base do Ceará e do Grêmio) surge como boa aposta para se manter observando.
Globo Futebol Clube
Surge mais um jovem! O Globo teve sua fundação em 2012 e hoje disputa a Série C do Campeonato Brasileiro. Xilu, atacante que atuou pelo Santa Cruz de Natal, é o destaque e aparece como a grande esperança de gols para o clube.
Palmeira Futebol Clube da Una
Fundado em 1959, o clube chega com moral após ter sido campeão da segunda divisão do campeonato em 2018. O meio-campo Chapinha, de 35 anos, é o grande destaque do time e comandará o setor da equipe no estadual.
Associação Cultural e Desportiva Potiguar
Tendo sua fundação em 1945, o Potiguar tem 2 estaduais em sua história e detém a maior torcida do interior do estado. Na pré-temporada, Gilmax se destacou bastante e aparece como o grande nome da equipe no quesito técnico.
Santa Cruz Futebol Clube
1965 foi o ano de sua fundação. O clube tem 1 título, conquistado em 1943 e após conquistar o título da divisão de acesso, em 2016, o time voltou a disputar a primeira divisão do campeonato a partir de 2017. Quem chegou para ser o protagonista da equipe, foi o jogador Júlio Brasília, de 27 anos.
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…
O experiente técnico Mauricio Souza, com passagens por Flamengo, Vasco, Botafogo, Athletico Paranaense e Madura United(Indonésia) comandou o Red Bull…