|

Hekari United, a chama continua acesa pelo bi-campeonato da Liga dos Campeões da Oceania

O início não está sendo primoroso no campeonato, mas uma dupla de brasileiros quer fazer história no futebol semi-profissional de Papua Nova Guiné

 

Títulos:

Apesar da Federação de Papua Nova Guiné estar afiliado a FIFA desde 1966 (possuindo como maior feito sediar o mundial sub-20 feminino em 2016, na disputa perdeu os três jogos). A liga nacional foi somente criada em 2006 (diferente do rugby, o esporte mais difundido no país e que tem aspecto profissional) e o Hekari United foi octa-campeão (2006-2014).

Nesse período o time foi o primeiro fora da Nova Zelândia e Austrália (na época que estava na Oceania) a conquistar a Liga dos Campeões (2009-2010 em cima do Waitakere United). No Mundial de Clubes, a equipe foi derrotada para o Al-Wahda por 3 a 0 (único jogo extra-continental em sua história) com o atual treinador da equipe, o salomônico Jerry Allen.

Em 2016, John Kapi Natto foi suspenso da disputa (presidência da federação papuásia) por não estar em conformidade com o código eleitoral da FIFA. David Chung foi eleito e acabou formando a National Premier League no ano seguinte e o Hekari United conquistou o título. O seu adversário principal é o Lae City Dwellers (penta-campeão).

 
Foto: Hekari United (Papua Nova Guiné).
 

Elenco e disputa atual:

Os primeiros jogos da equipe não foram positivos, derrota para o Eastern Suburbs (campeão na Nova Zelândia) e empate com Hienghène Sports (atual campeão da competição), no dia 22 terá seu primeiro duelo em casa contra o ABM Galaxy (Vanuatu) e se vencer por dois gols de diferença passa para a fase seguinte.

O time que foi formado por pessoas que trabalhavam em uma companhia petrolífera (Petroleum Resources Kutubu) tem base de atletas com passagens pela seleção de Papua, exemplos do goleiro Ismael Pole, o defensor Koriak Upaiga e Daniel Joe, o meia David Muta (com passagem pelo futebol australiano) e Michael Foster (capitão).

Além disso, no elenco tem dois brasileiros, o defensor Erick Joe (base do Confiança e com passagem pelo União Mogi-SP) e o meia Vinicius Reis (base da Ponte Preta e passou por São José-SP e Uberaba-MG). Ambos os jogadores já fizeram gol na liga em que participam como titulares. O time esteve próximo de contratar o atacante português Diego Martins (com passagem por Belize).

 

Foto de capa: Hekari United (Papua Nova Guiné).