A Liga Sul-Minas-Rio terá a sua primeira edição neste ano através da criação da primeira liga, órgão independente das federações estaduais e da confederação de futebol e será realizado entre os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O intuito do texto não é de viés político ou relatar as entrelinhas dos bastidores entre os clubes desta liga e sim, analisar de forma coerente e sucinta as equipes que participarão do campeonato disputado entre 31 de janeiro e 27 de março.
Serão 3 grupos, o primeiro colocado está automaticamente na semifinal e o segundo melhor colocado por índice técnico também herdará a vaga para semifinal, serão 3 jogos na primeira fase e os jogos da semifinal e final.
Grupo A: América Mineiro, Atlético Mineiro, Figueirense e Flamengo.
Grupo B: Avaí, Coritiba, Grêmio e Internacional.
Grupo C: Atlético Paranaense, Criciúma, Cruzeiro e Fluminense.
Primeira atualização: 03/01
Última atualização: 25/01
Grupo A:
América Mineiro:
O Coelho conseguiu o acesso para a Série A 2016 com a visibilidade acabou perdendo alguns bons atletas como no caso do meia-atacante Marcelo Toscano e do zagueiro Wesley Matos, contudo já houveram muitas contratações para montar o novo elenco.
Contratações: O zagueiro Artur ex-Fluminense, Adalberto ex-Fortaleza e Suéliton ex-ABC, o lateral-direito Jonas ex-Criciúma, o lateral-esquerdo Ernandes ex-Ceará, o volante Claudinei ex-Avaí, o meia Rafael Bastos ex-Figueirense e Osman ex-Luverdense e os atacantes Maranhão ex-Fortaleza, Tiago Luís ex-Chapecoense e Romário ex-Vasco.
Destaque: O volante Leandro Guerreiro, de 37 anos ex-Botafogo e Cruzeiro.
Atlético Mineiro:
O Galo manteve a base de 2015, o clube fez algumas contratações pontuais, dentre os nomes o meia Juan Cazares ex-Banfield, o meia-atacante Hyuri ex-Botafogo e o zagueiro Frickson Erazo ex-Grêmio, além da volta do atacante Pablo ex-América Mineiro, houveram renovações de contrato com o zagueiro Edcarlos, o lateral-esquerdo Mansur e o lateral-direito Patric.
Destaque: O atacante argentino Lucas Pratto, de 27 anos ex-Vélez Sarsfield.
Figueirense:
O Figueira escapou do rebaixamento na última rodada, entretanto não manteve a base da equipe com as saídas de Alex Muralha (Flamengo), Thiago Heleno (Atlético/PR) e Fabinho (Inter), para remontar o elenco, contratou de forma selecionada e subiu alguns atletas da base.
Contratações: O goleiro Gatito Fernández ex-Vitória, o lateral-esquerdo Rodrigo Biro ex-ABC e Ponte Preta, o volante Jackson Caucaia ex-Vasco e Jocinei ex-Corinthians e Bragantino e os atacantes Guilherme Queiróz ex-Portuguesa e Éverton Santos ex-FC Seoul.
Destaque: O meia Carlos Alberto, de 31 anos ex-Porto, Vasco, Botafogo e Corinthians (renovou contrato com a equipe).
Flamengo:
O Clube de Regatas do Flamengo viveu um momento de certa turbulência na época da eleição de seu novo presidente com a reeleição de Eduardo Bandeira de Mello, o clube pode planejar seu 2016, houveram algumas saídas como nos casos do zagueiro Bressan (Grêmio), do volante Luiz Antônio (Sport) e do meia-atacante Paulinho (Santos), muitas contratações e renovações (Alan Patrick e Emerson Sheik) fizeram parte do remodelamento do time.
Contratações: O goleiro Alex Muralha ex-Figueirense, o lateral-esquerdo Arthur Henrique ex-América/RN e Chiquinho ex-Santos, o lateral-direito Rodinei ex-Ponte Preta, os zagueiros Antônio Carlos ex-Avaí e Juan ex-Inter e o volante Willian Arão ex-Botafogo e o colombiano Gustavo Cuéllar ex-Deportivo Cali e o meia argentino Frederico Mancuello ex-Independiente.
Destaque: O atacante peruano Paolo Guerrero, de 32 anos ex-Hamburgo e Corinthians.
Grupo B:
Avaí:
O rebaixamento da equipe ocasionou um corte nos gastos do Leão da Ilha para este ano, o clube teve as perdas do goleiro Vágner (Palmeiras), do zagueiro Émerson (Botafogo), do atacante André Lima (Atlético Paranaense) e do técnico Gilson Kleina (Coritiba), o time foi comedido em termos de contratação.
Contratações: O goleiro Renan ex-Botafogo, o lateral-direito Renato ex-Fluminense e ABC, o zagueiro João Felipe ex-Fluminense, o volante Judson ex-América/RN, o meia Diego Jardel ex-Botafogo e o atacante Lucas Fernandes ex-Luverdense.
Destaque: O meia Marquinhos, de 34 anos ex-Grêmio e Santos (quinta passagem dele pelo clube e quase dez anos vestindo a camisa do time catarinense).
Coritiba:
O Coxa conseguiu seu maior objetivo na temporada 2015 que era se manter na Série A, agora a equipe projeta reparar as saídas e montar um bom elenco, saíram o meia Lúcio Flávio e os atacantes Keirrison e Raphael Lucas (Goiás), repuseram com contratações pontuais e a volta de empréstimo do meia Dudu, podemos inferir também os empréstimos de atletas do Palmeiras ao Coxa Branca, o total de 3 permitidos pela lei desportiva.
Contratações: O goleiro Elisson ex-Cruzeiro, os lateral-direito Ceará ex-Cruzeiro e PSG e Reginaldo ex-ABC, os volantes Fábio Braga ex-Fluminense e Amaral ex-Palmeiras e Goiás e os atacantes Leandro ex-Palmeiras e Grêmio e Vinícius ex-Palmeiras e Ceará.
Destaque: O atacante Kléber “Gladiador”, de 32 anos ex-Palmeiras, Cruzeiro e Vasco (renovou contrato com a equipe).
Grêmio:
O Imortal Gaúcho mesmo com o respaldo de disputar a Libertadores nesse ano, pouco se movimentou em termos de transferências, contudo renovou contrato com nomes importantes do elenco: o goleiro Marcelo Grohe, o zagueiro Pedro Geromel e o volante Maicon, a aposta será em um elenco enxuto e com muitos jogadores da base .
Contratações: Os zagueiros Fred ex-Goiás e Kadu ex-Atlético Paranaense.
Destaque: O goleiro Marcelo Grohe, de 28 anos (atleta por muitas vezes convocado a seleção principal).
Internacional:
O Colorado manteve a base de 2015, saíram o zagueiro Juan (Flamengo), o lateral-direito Léo (Atlético/PR) e o atacante Lisandro López (Racing/ARG), além do iminente adeus do goleiro Alisson Becker que vai atuar na Roma, da Itália, em termos de contratações está sendo ponderado, além de trazer o zagueiro Jackson e o atacante Aylon que estavam emprestados ao Palmeiras e Paysandu, respectivamente e renovar com o atacante Vitinho.
Contratações: O lateral-direito brasileiro naturalizado chileno Paulo Magalhães ex-Universidad do Chile e os volantes Fernando Bob ex-Ponte Preta e Fabinho ex-Figueirense e o meia Marquinhos ex-Cruzeiro.
Destaque: O meia argentino D’Alessandro, de 34 anos (Há oito anos no clube, autor de 66 gols em 310 gols).
Grupo C:
Atlético Paranaense:
O Furacão está investido pesado para qualificar o elenco que teve ausências importantes caso do atacantes Douglas Coutinho (Cruzeiro), houve a renovação de contrato do meia colombiano Daniel Hernández e a volta do lateral-esquerdo Pedro Botelho ex-Atlético/MG, outro ponto importante a ser ressaltado foi a manutenção do atacante Walter, após uma longa novela.
Contratações: O lateral-direito Léo ex-Inter, o lateral-esquerdo Pará ex-Cruzeiro, os zagueiros Paulo André ex-Cruzeiro e Thiago Heleno ex-Figueirense, o meia Vinícius ex-Fluminense e os atacantes André Lima e Anderson Lopes, ambos ex-Avaí.
Destaque: O goleiro Weverton, de 28 anos (Cinco anos no clube e quase 180 jogos pela equipe).
Criciúma:
O Tigre Carvoeiro passou por um 2015 muito irregular, a saída de Antenor Angeloni para a entrada do novo presidente Jaime Dal Farra trouxe um novo alento e uma nova expectativa aos torcedores, em termos de elenco houve uma preferência por utilizar a base do clube (Ezequiel, Roger Guedes, Barreto e Bruno Lopes), renovações de contrato com o goleiro Luiz e o meia Natan, além de contratações.
Contratações: O lateral-esquerdo Wellington Saci ex-CRB, o zagueiro Diego Giaretta ex-Botafogo e Raphael Silva ex-Ponte Preta e o volante João Afonso ex-Chapecoense, o meia Élvis ex-Botafogo e Paraná e Alex Santana ex-Internacional.
Destaque: O goleiro Luiz, de 32 anos (O melhor atleta do Criciúma no ano de 2015 e já possui mais de 60 jogos pelo clube).
Cruzeiro:
A Raposa após um 2013/2014 de muitas conquistas, teve um 2015 muito difícil, principalmente na parte dos bastidores, a equipe agora está mais organizada e com um novo técnico: Deivid, de 36 anos (que faz seu primeiro trabalho como treinador, foi auxiliar de Luxemburgo no Flamengo e no próprio Cruzeiro), sobre a montagem do elenco, houve a volta do zagueiro Antônio Carlos, vindo do Marítimo de Portugal e do volante Élber, vindo do Sport, além da renovação do meia argentino Ariel Cabral e contratações específicas.
Contratações: O volante Marciel ex-Corinthians, os meias argentino Sanchez Miño ex-Estudiantes, Bruno Nazário ex-Hoffenheim e Matias Pisano ex-Independiente e os atacantes Douglas Coutinho ex-Atlético/PR e Rafael Silva ex-Vasco.
Destaque: O goleiro Fábio, de 35 anos (Há mais de 10 anos no clube e 649 partidas).
Fluminense:
O Tricolor Carioca trouxe bons valores ao seu elenco, qualificando muito bem seu time, não houve perdas consideráveis na equipe, somente o volante Jean que foi ao Palmeiras, voltaram ao elenco o zagueiro Elivélton ex-Náutico e o meia Eduardo ex-Bahia e Ceará, o clube vem forte para 2016.
Contratações: Os zagueiros Henrique ex-Palmeiras e Napoli e Renato Chaves ex-Ponte Preta, os meias Felipe Amorim ex-América Mineiro e Diego Souza ex-Sport e o atacante Richarlison ex-América Mineiro.
Destaque: O atacante Fred, de 32 anos ex-Lyon e Cruzeiro (Oito anos na equipe, 265 jogos e 161 gols).
No próximo dia 28 de dezembro, o atacante Pedrinho organizará um jogo festivo entre os times “Amigos do Pedrinho” e…
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…